sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Meeting 2020: encerramento traz novidades e debate sobre Ciência Aberta

ABEC Meeting 2020: encerramento traz novidades e debate sobre Ciência Aberta

A Associação Brasileira de Editores Científicos realizou, na tarde desta sexta-feira, 25, o quarto e último dia do ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil. Mais de 170 participantes acompanharam o evento online.

Alison Mudditt
Alison Mudditt

Na primeira palestra, Alison Mudditt, da PLOS, tratou de “Open Science: more than Open Access”. “Ciência Aberta deve ser guiado por valores universais, como inclusão e respeito pela diversidade, igualdade, reciprocidade, complementaridade, benefícios universais compartilhados e oportunidades de educação científica e participação social”, cita.

Mesa redonda
Em seguida, Mariana Biojone, do Conselho Fiscal da ABEC, moderou a mesa redonda “Open Science for editors I”.

Nesta, Philip Campbell, da Springer Nature Research, abordou “Sustainable Development Goals: how to contribute”. “Nossos esforços são direcionados a duas abordagens para o desenvolvimento de conteúdo: fortalecer nossa importância social e impacto nos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em todas as disciplinas e formatos; e se envolver com os principais esforços de pesquisa, relevantes para a política e demais práticas”, enumera.

Sabina Alam, da Taylor & Francis Group, falou sobre “Open Peer review: considerations for Latin America”. “Revisão por pares aberta oferece maior responsabilidade, incentiva comentários construtivos do revisor, traz transparência aos leitores nas decisões editoriais e interesses concorrentes, maior confiança no conteúdo e crédito para revisores e co-revisores”, elenca.

E Rachael Lammey, do Crossref, desenvolveu “The future of metrics on Open Science”. “Estamos evoluindo as métricas abertas para que sejam mais granulares, cobrindo mais conteúdo e ainda mais abertas. Para isso, ferramentas devem estar integrando essas informações. E com mais informações abertas, podemos fazer a pesquisa de forma mais inteligente”, afirma.

Mais atividades
Após a pausa, Germana Barata, 1ª Secretária da ABEC, foi a moderadora da mesa redonda “Open Science for editors II”.

Emerson Del Ponte, da Tropical Plant Pathology, apresentou “Should we open data?”. “É importante que a mudança para os dados abertos venha de cima para baixo. Precisamos entender que a gente também ganha benefícios com o compartilhamento de dados, como no impacto de citações, por exemplo. Acho que esse é um caminho a ser seguido”, analisa.

Wilson López López, da Universitas Psychologica, discutiu “How to prepare our journals to Plan S”. “O Plano S faz parte de um movimento mais amplo da Ciência Aberta. Todos desejamos acelerar a transição global para a publicação de resultados científicos em acesso aberto. Para realizá-lo, completo e imediato, precisamos da colaboração de financiadores, instituições, pesquisadores e editoras”, diz.

E Abel Packer, presidente da SciELO, desenvolveu “Pre-prints: challenges for the future”. “Os preprints vieram para ficar, com diferentes níveis de aceitação. Contaremos com as forças motoras internas à estrutura de produção científica, como agências de financiamento e avaliação, instituições de pesquisa, periódicos e publishers e indexadores e indicadores, e as externas, com a natureza disruptiva e transformativa da internet como meio de comunicação, e demandas políticas e sociais”, aponta.

Encerramento
8A cerimônia de encerramento do ABEC Meeting reservou importantes informações. Além da convocação para a Assembleia Geral para incluir eventos online no Estatuto, o professor Sigmar Rode destacou os serviços oferecidos pela entidade, próximas publicações, parcerias confirmadas e futuras, bem como a votação do slogan dos 35 anos da ABEC Brasil, que será enviada aos associados.

Opção 1 – 35 anos dedicados à excelência em publicação científica
Opção 2 – 35 anos contribuindo para o presente e pensando no futuro dos periódicos científicos
Opção 3 – 35 anos contribuindo com os editores para qualificar os periódicos científicos

Por fim, trataram do lançamento da ABEC Educação, plataforma com cursos de capacitação para editores, revisores, autores e demais participantes dos processos de editoração científica.

Próximos eventos
A ABEC Brasil realiza dois webinars gratuitos em outubro. No dia 8, às 16h, “ORCID e as revistas científicas: importância para o ecossistema da informação em pesquisa”, com Ana Heredia, do ORCID. E no dia 20, também às 16h, “Preprints e oportunidades para melhorar a visibilidade de periódicos”, com Abel Packer (ScieELO), Ana Luisa Maia, Fernanda Gusmão e Germán Martinez (todos da Elsevier) e Sigmar Rode (ABEC).

A entidade ministra, ainda, outros dois minicursos. No dia 29 de outubro, às 16h, “Potencializando o uso da OJS”, com Diego Abadan, da Lépidus. E em 19 de novembro, às 16h, “Uso de sistemas de detecção de similaridade”, com Marcelo Krokoscz, da Fecap.

As inscrições e detalhes dos encontros estão disponíveis em http://bit.ly/EventosABEC2020.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil