quinta-feira , 29 de outubro de 2020
Home / Todas as Notícias / Acontece / Ciência Aberta, modelo econômico e Qualis são abordados no terceiro dia do ABEC Meeting

Ciência Aberta, modelo econômico e Qualis são abordados no terceiro dia do ABEC Meeting

A Associação Brasileira de Editores Científicos realizou, na tarde desta quinta-feira, 24, o terceiro dia do ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos da ABEC Brasil. Mais de 180 pessoas participaram do encontro online.

A primeira mesa redonda, moderada pela vice-presidente da ABEC Brasil, Lia Fiuza Fialho, foi sobre o tema “Como o modelo econômico afeta o meu periódico”.

Adriana Tonini, do Programa Editorial do CNPq, abordou “Programa Editorial e Ciência Aberta no CNPq”. “Dentro do Marco 5 do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, teremos o Lattes Data. Será uma expansão da Plataforma Lattes, um repositório para armazenamento de dados de pesquisa, constituindo-se numa das dimensões necessárias para implementação da Ciência Aberta no Brasil”, diz.

André Appel, do Ibict Brasília, ministrou “Revisitando condicionantes econômicos da publicação em acesso aberto”. “Podemos citar o exemplo da Elsevier de como determinar o preço de assinaturas. Eles levam em consideração o volume de artigos, comparado ao mesmo tema, o Fator de Impacto do periódico, seu uso, processos editoriais, considerações de competitividade e outros fluxos de receita, como publicidade e reimpressões”, elenca.

Antônio José da Silva Neto, do Instituto Politécnico da UERJ, expôs “Decisões difíceis: mudando o modelo para sobreviver”. “Atualmente, durante a pandemia, as despesas fixas das Sociedades (ABCM e SBMAC) estão sendo cobertas com os royalties dos periódicos. Para o futuro, há informações indicando que a CAPES caminha para a adoção direta de indicadores internacionais na avaliação da produção científica dos docentes que atuam nos programas de pós-graduação. Quem estiver fora disso, terá dificuldade”, avisa.

Segunda parte
A outra mesa redonda, “Avaliação de periódicos pela Capes”, teve moderação de Edna FS Montero, Segunda Tesoureira da ABEC.

Paulo Jorge Parreira dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco, tratou “A nova estrutura de avaliação da produção intelectual nas Fichas da Avaliação Quadrienal 2021 e o papel do Qualis Periódicos”. “A avaliação da produção, em cada área de avaliação, deve acontecer a partir de métricas internacionais estabelecidas e amplamente aceitas na comunidade. E ainda temos pressões externas, como a dificuldade de compreensão da variação de classificações entre áreas, e internas, com comparabilidade reduzida entre áreas e grande “subjetividade” de algumas classificações”, cita.

Osvaldo Malafaia, da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), colocou “Qualis Periódicos: O que pode ser feito para valorizar as revistas brasileiras?”. “Agora, a ABEC assumiu o papel de representar os periódicos e lutar pela valorização. Na proposta, solicitamos avaliar a internacionalização das revistas, considerando as bases indexadoras de visibilidade internacional. E em qualquer indicador de qualidade externo existente, escolher o mais alto”, pontua.

Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dissertou sobre “O Qualis Periódicos continua sendo útil como um instrumento de medida da qualidade da pós-graduação?”. “Acreditamos que precisamos continuar avaliando a produção acadêmica pela avaliação de periódicos. E o melhor impacto de uma revista é o alcance acadêmico que ela consegue atingir na comunidade científica e na sociedade”, afirma.

Apresentação de trabalhos
Para encerrar as atividades, ministrada a Sessão de Comunicação Oral. Foram 5 apresentações, com assuntos como práticas editoriais, preprints, indexação e produção científica em base de dados. Em cinco minutos, as participantes tiveram de resumir seus artigos. No fim, responderam a perguntas sobre os trabalhos.

Último encontro
E nesta sexta-feira, 25, acontece o quarto e último dia do ABEC Meeting 2020 – 35 anos de ABEC Brasil, a partir das 14h. Haverá uma palestra, “ Open Science: more than Open Access”, duas mesas redondas, “Open Science for editors I” e “Open Science for editors II”, e mais a cerimônia de encerramento.

Os detalhes e a programação completa podem ser acessados em https://meeting20.abecbrasil.org.br.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Minicurso OJS

Minicurso da ABEC vai trazer “Potencializando o uso do OJS 3″

A ABEC Brasil convida para o minicurso virtual Potencializando o uso do OJS 3, com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil