quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / No primeiro ano da nova gestão, ABEC Brasil lança e-book com resenhas críticas do ABEC Meeting 2020

No primeiro ano da nova gestão, ABEC Brasil lança e-book com resenhas críticas do ABEC Meeting 2020

Neste dia 12 de março de 2021, a atual Diretoria da ABEC Brasil completa o primeiro ano do novo mandato. A data coincide com o Dia do Bibliotecário, profissional fundamental no processo de editoração científica e digno de homenagem.

Para marcar este momento, também foi lançado o e-book com resenhas críticas do ABEC Meeting Live 2020, realizado totalmente on-line. A publicação foi intitulada “Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2020”.

8O atual presidente da ABEC Brasil, professor Sigmar de Mello Rode, que já ocupou o cargo no passado, afirma estar satisfeito com o primeiro ano de seu novo mandato, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19.

“Na nossa gestão na ABEC nos propusemos a um mandato participativo com intensa colaboração também dos conselhos, o que está se mostrando ser uma fórmula correta e produtiva de trabalhar. Também nos propusemos a nos aproximar dos nossos parceiros, logo no início do mandato fomos à Crossref para estreitar nosso relacionamento e, infelizmente, em seguida veio o COVID-19 e tivemos que mudar  todo nosso planejamento. Mas conseguimos reverter e transformar o trabalho remoto em um grande sucesso para a ABEC”, conta Sigmar.

Finanças em ordem –Sempre preocupada em manter credibilidade e transparência de suas ações, a ABEC Brasil realizou, em 2020, pela primeira vez, uma auditoria contábil independente referente ao exercício 2019. Durante sete meses, o Departamento Financeiro da Associação apresentou uma detalhada documentação que foi diligentemente avaliada pelos auditores até que fosse emitido, em outubro do ano passado, um relatório atestando que não foi encontrada qualquer irregularidade.Certificado auditoria ABEC

“Contratamos um novo e mais eficiente escritório de contabilidade e um advogado especialista em associações científicas, que passou a rever todos os contratos e a assessorar as atividades da ABEC. Visando a transparência da nova gestão, tornaram todos os relatórios, inclusive o contábil, disponíveis na área de associados no site. Foi feita uma reforma de estatuto, para permitir assembleias on-line, agilizar os processos da ABEC e para fazer adequações à legislação brasileira”, elenca o presidente.

Comunicação on-lineQuando começou o isolamento social se fez necessário repensar a ABEC. Assim, a atual gestão fez uma avaliação de plataformas para reuniões on-line e escolheram a Zoom. Revisaram todos os processos digitais e fizeram as adequações necessárias. “Tudo isso só aconteceu graças à eficiência da nossa equipe do escritório, que só merece elogios e a quem eu agradeço muitíssimo o empenho e dedicação”, frisa Sigmar.

Aproximação com os associados – Para ele, esse momento trouxe uma grande vantagem para a ABEC e seus associados: a aproximação. Assim, os associados que nem sempre podiam estar presentes nos eventos, agora podem participar on-line, sem custos de locomoção e, muitas vezes, de forma gratuita. “Com certeza nunca mais deixaremos de fazer eventos on-line e, algumas vezes, híbridos. Também o contato com os sócios, parceiros e escritório se fez de forma mais eficiente com o recurso on-line”, garante.

35 anos da Associação

A ABEC completou 35 anos em 2020, momento em que se consolidou como uma entidade que auxilia os editores e seus periódicos a desenvolverem atividades de maneira profissional e ética.

“É um tempo longevo para uma Associação que está cada vez mais presente e cada vez mais respeitada no cenário nacional e internacional. Retomamos nossa meta de sempre buscar internacionalizar a ABEC, assim, estreitamos relacionamento com o Crossref e o CSE e iniciamos uma parceria com o CONFOA e com países da América Latina. Estamos participando ativamente de vários eventos com eles. Sem dúvida, não esquecemos parceiros nacionais, como, por exemplo a SBPC e o SciELO, com quem temos desenvolvido cursos e ações conjuntas”, conta Sigmar.

Além disso, a ABEC Brasil está buscando, com parceiros, convênios guarda-chuva para os sócios da ABEC.O objetivo é que, pela quantidade, tenham melhores condições para adquirir seus produtos; e essa parceria é tanto nacional como internacional. Os sócios já receberam uma proposta da Clarivate e do ENAGO, e estão finalizando outras que, em breve, estarão disponíveis.
Lançamento do e-book – Em comemoração às conquistas da ABEC, hoje, é lançado o e-book “Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2020”, com apoio da Fapesp.E-book AM 2020

De acordo com Sigmar, sempre foi um sonho na ABEC ter o registro dos eventos e o lançamento do e-book este ano foi mais uma vantagem do momento digital que estamos vivendo. Em 2021, a Associação permanecerá desenvolvendo suas atividades de forma digital, esperando poder atuar de forma híbrida para 2022.

“Este livro é o registro formal da troca de experiências entre pesquisadores, especialistas e profissionais ocorrida durante o Meeting.  Apresentamos aos leitores a síntese dos temas abordados na forma de resenhas críticas, tendo como autores os coordenadores das mesas redondas. É nestas críticas que está a riqueza do conteúdo, apresentando o ‘estado da arte’ da editoria científica”, declara Elisabete Werlang, membro do Conselho Deliberativo da ABEC, uma das organizadoras do e-book.

O prefácio –De acordo com Charles Pessanha, responsável pelo prefácio do e-book e Presidente da ABEC Brasil de 1993 a 1995, nenhum desafio científico contemporâneo foi negligenciado pelos organizadores do ABEC Meeting Live 2020.

“Muito feliz a decisão de registrar essas Memórias Críticas do evento a partir de resenhas caprichosamente elaboradas pelos mediadores das mesas que, deste modo, puderam trazer os principais elementos que suscitaram debates entre os apresentadores e a audiência”, relata Pessanha.

Acesse o e-book AQUI
ABEC Educação –Segundo o presidente da ABEC, 35 anos dedicados à excelência em publicação científica foi o slogan escolhido para representar o ideal da entidade e com o qual pretende continuar a trabalhar. Agora estão empenhados no ABEC Educação para promover cursos on-line de capacitação para todos os envolvidos no processo editorial.

O primeiro, sobre avaliação de artigos científicos, será lançado em abril e a Associação já está trabalhando no segundo, sobre política editorial, para o segundo semestre, quando acontecerá o ABEC Meeting Live 2021.

“A grade de eventos para 2021 está pronta e será apresentada ainda no mês de março. Enfim, muito trabalho ainda, com a certeza que juntos somos mais fortes. Um grande abraço e continuem a se cuidar porque o mundo nunca mais será o mesmo e essa pandemia ainda irá perdurar por um bom tempo”, finaliza Sigmar.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil