quarta-feira , 22 de setembro de 2021
Home / Todas as Notícias / Acontece / Turnitin oferece tecnologia que auxilia a promover a Integridade Acadêmica

Turnitin oferece tecnologia que auxilia a promover a Integridade Acadêmica

A Turnitin é uma empresa cujas soluções promovem Integridade Acadêmica, simplificam os processos de avaliação e feedback e melhoram o desempenho da aprendizagem e pesquisa dos alunos, acredita na importância de apoiar instituições, educadores e alunos para que eles desenvolvam o seu pensamento original. No próximo dia 10, será realizado o webinar Integridade e Ética na Pesquisa e Publicação com a participação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e Turnitin.

Com uma tecnologia de ponta, a Turnitin oferece ferramentas que promovem a originalidade, verificam a incidência de má conduta acadêmica e facilitam o feedback formativo, apoiando as instituições para garantir a qualidade da escrita e produção de trabalhos, teses e pesquisas dos alunos.

Com o objetivo de apoiar as instituições de ensino na adoção de políticas de Integridade Acadêmica, a empresa constantemente desenvolve materiais que ajudam a produção de conteúdos pelos professores e que servem para a orientação e suporte dos alunos durante as aulas.

Infográfico produzido sobre os tipos de trabalho não originais mais frequentes, por exemplo, pode auxiliar os estudantes a compreenderem as formas tradicionais de plágio e as tendências de má conduta, e contribuir para que desenvolvam habilidades de pensamento crítico e originalidade, para que façam a melhor versão de seus trabalhos, ensaios ou testes. Além disso, esses tipos de recursos fornecem estratégias pedagógicas e apresentam intervenções com o uso de tecnologia que o professor pode utilizar para manter a originalidade em sala de aula.

Procura na pandemia

Leonardo Ferreira, gerente Regional de Marketing da Turnitin na América Latina, conta que, com a pandemia, as buscas pelas soluções da Turnitin aumentaram. “Após a migração para o aprendizado remoto provocada pela pandemia, o número de submissões de trabalhos em nossas soluções aumentou consideravelmente, assim como a procura das instituições pelas soluções da Turnitin”, disse.

Com as mudanças e evoluções contínuas nas modalidades de ensino, o cenário acadêmico precisa continuar criando a sensação de pertencimento e comunidade durante a aprendizagem, seja ela remota, híbrida ou presencial. Isso é fundamental para que os alunos não se sintam isolados e os educadores possam oferecer transparência e motivar os alunos na aprendizagem. 

“Por isso é importante ter em mente os desafios enfrentados pelos alunos e fazer com que se sintam respaldados e seguros. A tecnologia que desenvolvemos auxilia a promover a Integridade Acadêmica, apoiando os professores com o envolvimento dos alunos no processo de aprendizado, por meio da construção de relacionamento, feedback formativo e na elaboração de avaliações”, acrescentou Leonardo.

Conteúdos não originais

Em algumas ocasiões, alunos podem cometer plágio por não entenderem o problema, ou não saberem como evitá-lo. “Este fato reforça a necessidade de uma aprendizagem mais formativa, incluindo aulas técnicas sobre atribuição de fontes de pesquisa e citações, além de aulas que alinhem as motivações centrais dos alunos com as expectativas da instituição. É missão e interesse das instituições preparar os alunos para que, legitimamente, alcancem os resultados de aprendizagem para os quais são avaliados e que atendam aos requisitos para a graduação”, completa Leonardo.

Problemas relacionados a conteúdos não originais podem ser devastadores tanto para o aluno que cometeu algum erro, quanto para a instituição, que pode sofrer danos à reputação se houver divulgação de casos de plágio em larga escala. Sobre isso, Leonardo conclui: “Por isso é fundamental aprimorar a abordagem de professores e administradores em programas que assegurem a Integridade Acadêmica em suas instituições, explorando a compreensão do seu conceito, apresentando fatos e tendências de conteúdos não originais e detalhando como incorporar este tópico em suas aulas e no planejamento estratégico de sua instituição. Os recursos da Turnitin facilitam a jornada do professor e do aluno com a integridade acadêmica”.

Entre os recursos da Turnitin que facilitam essa jornada podemos citar: Turnitin Feedback Studio, Turnitin Originality, Turnitin Similarity e o iThenticate.

A Turnitin, que atende mais de 15.000 instituições, é parceira da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). No dia 10 de agosto será realizado o webinar Integridade e Ética na Pesquisa e Publicação com participação das duas empresas. Os webinaristas serão Bruno Lancellotti (Turnitin/Serviços Profissionais e Educacionais) e Ilda Fontes (Gestora de Periódicos FGV EAESP e 1ª Tesoureira ABEC Brasil).

Nesse encontro serão abordadas questões sobre Integridade e Ética na Pesquisa e Publicação, e apresentada uma visão geral dos Fatores de Impacto atuais e a crescente relevância da integridade acadêmica na Pesquisa. A reputação de pesquisadores, publicações acadêmicas e seu acesso a financiamento depende muito do Fator de Impacto, por isso sustentá-lo e elevá-lo é muito importante no meio acadêmico.

No webinar será abordada ainda a importância da adoção de ferramentas de detecção de similaridade para garantir a originalidade das publicações e como um planejamento cauteloso e uma estrutura cuidadosa são essenciais e contribuem para a integridade dos processos editoriais.

O encontro acontecerá das 16 às 18h na data indicada e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto pelo link: abecbrasil.org.br/webinar .

webinar 2

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Marca ABEC Completa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DA DIRETORIA E DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC BRASIL

O Presidente da ABEC Brasil, em conformidade com seu Estatuto, determina o Calendário Eleitoral e ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil