sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / América Latina ganha sua Associação Latino Americana de Editores Científicos (ALAEC)

América Latina ganha sua Associação Latino Americana de Editores Científicos (ALAEC)

No dia 15 de setembro, foi lançada a Asociación Latinoamericana de Editores Científicos (ALAEC). A cerimônia de apresentação da entidade contou com a coordenação de participantes da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia (ASEUC) e Asociación Uruguaya de Revistas Académicas (AURA), que leram o Manifesto ALAEC que criou a entidade “como resultado de um esforço coletivo, acadêmico, acessível, aberto, não comercial para América Latina e Caribe”.

O coberturalançamento ocorreu durante o Latmétricas 2021, evento de cientometria e altmetria organizado pela Universidade de Antioquia, na Colômbia, conduzido por Gabriel Váles Cuartas. Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil, e Sylvia Piovesan, presidente da AURA, em conjunto apresentaram a proposta de “Constituição da rede latino-americana de editores de revistas científicas” com descrição dos objetivos, denominação, número de integrantes e distribuição geográfica dos conselhos Administrativo e Deliberativo.

“Sempre foi um desejo da ABEC Brasil promover uma integração na América Latina para discutir e disseminar assuntos relacionados à editoração científica. Quando lançamos a ideia, no evento promovido pela AURA, houve grande receptividade e, conseguimos atingir esse objetivo. A integração já é uma realidade e, agora, cabe a nós torná-la grande e abrangente”, disse Sigmar.

sigmar dia 15

 

 

 

 

 

Germana Barata, membro da da Diretoria da ABEC Brasil, que também participou da construção do manifesto e dos debates para constituição da ALAEC, afirma que a comunidade acadêmica há tempos está insatisfeita com o mau uso dos indicadores bibliométricos tradicionais, que vêm de países desenvolvidos e que não contribuem com a ciência latino americana, mais regional e nacional. “A maior parte dos artigos científicos produzidos na região têm relevância regional e nacional e acaba não sendo valorizada na política científica, que se baseia na ideia da internacionalização e em indicadores de impacto tradicionais, gerados por empresas comerciais do hemisfério norte. É chegada a hora de fortalecermos a colaboração científica latino americana e o desenvolvimento de métricas responsáveis relevantes para nossas demandas”, afirmou Germana. 

germana

 

 

 

 

 

O Manifesto ALAEC apresenta cinco principais ações:

  1. Restabelecer critérios de qualidade; valorizar e estimular o trabalho de editores científicos e das equipes editoriais, promovendo seu treinamento e desenvolvimento; 
  2. Garantir que as revistas e editoras nacionais mantenham incentivos financeiros e o fluxo de submissão de manuscritos; 
  3. Fortalecer, divulgar e proteger infraestruturas de comunicação científica como SciELO, RedALyC, EmeRI, Latindex, LA Referencia, entre outras, que favorecem a ciência aberta, o multilinguismo e que podem gerar métricas e indicadores responsáveis para avaliar a ciência local e regional”;
  4. Incentivar e valorizar as redes de colaboração e o intercâmbio entre todos os atores do ecossistema de produção e disseminação do conhecimento: instituições, autores, revisores e agências de financiamento, etc., na região.

Acesse o manifesto completo pelo link: https://docs.google.com/document/d/15U7O3qXxqbhmJZobr0Xqp85H8ydK-kt-gu6JVhiW-8c/edit?usp=sharing

Participaram deste lançamento: Sigmar de Mello Rode (Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil), Piotr Trzesniak (ABEC Brasil), Germana Barata (ABEC Brasil), Lorena Ruiz (Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia – ASEUC), Lucía Bernal ( ASEUC), María Alejandra Tejada (ASEUC), Fernando Piraquive (Centro de Investigación y, Desarrollo Científico CIDC – Universidad Distrital Francisco José de Caldas), Sylvia Piovesan (Asociación Uruguaya de Revistas Académicas – AURA), María del Carmen López Jordi ( AURA), Ana Heredia (Consultora, Brasil), Eloisa Viggiani (Consultora, Brasil).

1

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil