sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Manejo de plágio em textos submetidos para publicação e já publicados

Manejo de plágio em textos submetidos para publicação e já publicados

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz – Instituto Antiplágio

 

Frequentemente recebo e-mails, mensagens, gritos, sinais de fumaça, entre outros apelos, solicitando ajuda e esclarecimentos relacionados ao plágio no meio acadêmico. Nesta semana, o pedido foi uma orientação de um editor sobre a constatação de ocorrência de plágio em um manuscrito que já tinha sido publicado pela revista, depois de passar pelo processo de avaliação por pares. O desespero dele era: “O que devemos fazer agora???”

De fato, este “Cavalo de Tróia” em uma revista científica é indesejável e pode ser o pesadelo de autores, avaliadores e editores científicos. Contudo, os males que não conseguimos evitar, podem ser tratados e minimamente, amenizados.

Já existem orientações para o manejo de casos de constatação de plágio em manuscritos publicados, bem como de textos contendo plágio identificados no processo de submissão. O Committee on Publication Ethics (COPE), instituição internacional que há 25 anos respalda eticamente o trabalho de editores científicos no mundo inteiro, disponibiliza dois fluxogramas com o passo a passo do que fazer.  Para dar aquela forcinha adicional, o Instituto Antiplágio elaborou uma versão em português dos dois fluxogramas: o que fazer no caso de Plágio em um manuscrito submetido e Plágio em um artigo publicado.

Desde já, vou antecipando por aqui um “spoiler” de uma observação feita nos dois documentos do COPE, que em minha opinião, são fundamentais: “Nota: As diretrizes para autores [da revista científica] devem incluir definição de plágio e informar a política editorial sobre plágio.”

Sendo assim, espero que tudo fique esclarecido e bem encaminhado em relação à um possível caso de suspeição ou constatação de plágio em manuscrito do fluxo editorial. Mas, que tal dar uma revisada nas diretrizes para os autores e atualizar as orientações relacionadas ao plágio? Dizer o que é plágio, como ele é verificado, o que acontece se for constatado são algumas observações úteis para os autores ficarem atentos e evitarem transtornos recíprocos.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil