sexta-feira , 27 de maio de 2022
Home / Todas as Notícias / Acontece / Manejo de plágio em textos submetidos para publicação e já publicados

Manejo de plágio em textos submetidos para publicação e já publicados

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz – Instituto Antiplágio

 

Frequentemente recebo e-mails, mensagens, gritos, sinais de fumaça, entre outros apelos, solicitando ajuda e esclarecimentos relacionados ao plágio no meio acadêmico. Nesta semana, o pedido foi uma orientação de um editor sobre a constatação de ocorrência de plágio em um manuscrito que já tinha sido publicado pela revista, depois de passar pelo processo de avaliação por pares. O desespero dele era: “O que devemos fazer agora???”

De fato, este “Cavalo de Tróia” em uma revista científica é indesejável e pode ser o pesadelo de autores, avaliadores e editores científicos. Contudo, os males que não conseguimos evitar, podem ser tratados e minimamente, amenizados.

Já existem orientações para o manejo de casos de constatação de plágio em manuscritos publicados, bem como de textos contendo plágio identificados no processo de submissão. O Committee on Publication Ethics (COPE), instituição internacional que há 25 anos respalda eticamente o trabalho de editores científicos no mundo inteiro, disponibiliza dois fluxogramas com o passo a passo do que fazer.  Para dar aquela forcinha adicional, o Instituto Antiplágio elaborou uma versão em português dos dois fluxogramas: o que fazer no caso de Plágio em um manuscrito submetido e Plágio em um artigo publicado.

Desde já, vou antecipando por aqui um “spoiler” de uma observação feita nos dois documentos do COPE, que em minha opinião, são fundamentais: “Nota: As diretrizes para autores [da revista científica] devem incluir definição de plágio e informar a política editorial sobre plágio.”

Sendo assim, espero que tudo fique esclarecido e bem encaminhado em relação à um possível caso de suspeição ou constatação de plágio em manuscrito do fluxo editorial. Mas, que tal dar uma revisada nas diretrizes para os autores e atualizar as orientações relacionadas ao plágio? Dizer o que é plágio, como ele é verificado, o que acontece se for constatado são algumas observações úteis para os autores ficarem atentos e evitarem transtornos recíprocos.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Close up image of womans hands typing on laptop at workplace. Businesswoman with white wristwatch on hand working on computer in office. Female office worker, programmer, entrepreneur searching online

Inscrições abertas para o programa de bolsas de pesquisa Capes-Humboldt

No Programa de Bolsas para Pesquisa Capes-Humboldt, a verba será concedida a pesquisadores(as) do Brasil ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil