sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC apresentou webinar e minicurso gratuitos

Diálogos ABEC apresentou webinar e minicurso gratuitos

fernanda gusmaoNesta quinta-feira, 12, foi realizado mais um Diálogos ABEC. O evento teve início às 08h30, com a abertura de Ilda Fontes, membro do conselho fiscal da ABEC Brasil, trazendo orientações e avisos sobre o evento. Logo após, foi a vez da Fernanda Gusmão, Gerente de Soluções de Research Intelligence para América Latina Sul, falar um pouco mais sobre o evento e apresentar o palestrante do webinar: Shareef Bhailal.

Shareef Bhailal, Gerente de Produto Sênior, falou sobre abordou o tema “Critérios de indexação com a equipe Scopus”. Durante sua apresentação, ele explicou um pouco aos participantes sobre a plataforma. “A Scopus é um banco de dados neutro, que recebe muito conteúdo de editores diferentes, e toda sua base de dados é curada por especialistas independentes dentro de todos os assuntos. A Scopus tem mais de 83 milhões de títulos, de jornais, de livros, materiais de conferência. Então, nós temos esse acervo bem rico que oferece ao usuário uma visão abrangente de qualquer assunto”, disse.

shareefSobre a Scopus, o palestrante ainda disse que, hoje, esse banco de dados possui três categorias: periódicos, conferências e livros. “A Scopus representa bem o conteúdo de cada continente e em cada localidade é possível notar que somos líderes. Isso demonstra que nossa base de dados tem a melhor cobertura”, acrescentou.

Ainda durante o webinar, Shareef completou: “A missão da Scopus é ajudar o mundo da pesquisa a tomar decisões confiantes”. Ao fim da sua apresentação, os participantes puderam tirar suas dúvidas com o palestrante.

Minicurso

viviane veigaCom o fim do webinar, deu-se início o minicurso “Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa FAIR para Pesquisadores”, com abertura de Viviane Veiga, Fiocruz, GO FAIR Brasil e GO TRAIN, e apresentação de Luana Sales, IBICT e GO FAIR Brasil.

Sobre a gestão de dados, Luana começou sua apresentação dizendo: “Não adianta abrir os dados se eles não estiverem bem gerenciados. Eu sei que muitos aqui são editores, mas, antes de editores, também são pesquisadores e em alguns momentos a gente troca de papel. Por isso, o conteúdo de hoje foi preparado para falar para os pesquisadores e para ensinar vocês por onde começar essa gestão de dados de pesquisa”, falou.

luanaAinda sobre o assunto, continuou: “Quando não fazemos a gestão de dados, temos uma descontinuidade na memória científica de uma instituição”, acrescentou.

Dentro da apresentação, ainda falou um pouco sobre metadados. “Metadados são elementos semânticos que documentam os dados, ‘são dados sobre os dados’. Os metadados têm funções muito importantes, de preservar os dados e descrever a sua semântica”, disse.

Quase no fim do minicurso, Luana trouxe alguns slides para pontuar aos participantes: “Planeje seus dados”.

O evento completo está disponível no Youtube da ABEC Brasil pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=tMxkWqLwjKA

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil