terça-feira , 19 de março de 2024

Carta de intenção

As instituições que desejam sediar o Curso de Editoração identificar em 2018 e 2019 devem enviar uma proposta detalhada para análise por parte da Diretoria da ABEC. O envio da proposta não significa nenhum compromisso por parte da ABEC, que poderá requisitar uma reunião com o proponente para maiores esclarecimentos e aprovar ou não essa proposta. A ABEC não arcará com nenhum custo até que a proposta tenha sido formalmente considerada aprovada. Todos os itens abaixo são obrigatórios. Informações adicionais que contribuam para entendimento da proposta podem ser incluídas.

Edição: XXVI CEC (jun 2018)
Data proposta para o evento:
Cidade/Estado:
Proponente:


1. Tema: O tema sugerido deve refletir a demanda local e não deve ser repetição de temas discutidos em eventos da ABEC nos últimos anos. Entretanto deve ser abrangente a fim de despertar o interesse do público alvo de forma geral. O público alvo do CEC é composto por editores de periódicos científicos; revisores e autores de artigos; bibliotecários; alunos de pós-graduação e demais profissionais da área (jornalistas científicos, assessores de imprensa, tradutores, diagramadores, etc..).
2. Programação: O curso deve ser programado para 3 dias, com carga horária total de 25 horas e deve proporcionar por meio de palestras (12 a 18 palestras com duração de até 60 min.), cursos (2 ou 3 cursos com duração de até 90 min) e uma sessão tira-dúvidas (duração de 90 min, contando com 3 especialistas no tema do evento), os conceitos necessários e relacionados ao tema, que contribuam efetivamente para o avanço na qualidade da editoração dos periódicos e na capacitação dos recursos humanos envolvidos na sua produção. É muito importante que o participante ao finalizar o CEC, tenha a sensação de ter adquirido/ampliado seu conhecimento no tema após o evento.
3. Palestrantes: Deve ser sugerida uma lista de potenciais candidatos/convidados, títulos para as apresentações (dentro do tema) e a programação preliminar, incluindo a possibilidade da presença de autoridades locais (reitor, coordenadores, etc.) na sessão de abertura/encerramento.
4. Local do evento: Denomine o auditório e situe o local em relação à distância de rede hoteleira, restaurantes, shoppings, aeroporto, serviços de saúde, bancos, estacionamentos, transporte e comércio. Incluir uma descrição da cidade onde se localiza a instituição, ressaltando os pontos turísticos e lazer.
5. Recepção e auditório: Os eventos da ABEC estão em expansão quanto ao número de participantes e para 2016, a expectativa é superior a 400 inscritos. Decrever as características do auditório (indicar capacidade, equipamentos entre outros) e das salas de apoio para secretaria, guarda volume, local para coffee break e expositores, etc. É importante esclarecer se houve visita técnica para avaliar a viabilidade e infraestrutura e se foi feita a pré reserva para o período. Podem ser incluídas informações adicionais sobre outras instalações e equipamentos existentes no local (voltagem, wi fi, salas de apoio, mobiliário, data-show, telas, lanchonetes, WC, telefones públicos, espaço de convivência entre outros)
6. Custos: A proposta deve apresentar o levantamento preliminar de custos para locação do auditório, salas de apoio, equipamentos, transporte aéreo e traslados, alimentação, hospedagem e serviços de coffee break.
7. Contrapartida da instituição: A proposta deve descrever o que será oferecido pela instituição interessada em termos financeiro, operacional e logístico. Por ex.; serviços de fotografia e filmagem, recepção, mestre-de-cerimônias, criação da logomarca do evento, confecção e impressão de material de apoio, publicidade e divulgação na internet e imprensa local, passagens aéreas, transfer entre aeroporto e local de evento, etc. A ABEC negociará desconto para os integrantes da instituição no evento.
8. Comissão organizadora local: Designar um coordenador-geral com perfil e experiência, pois de uma coordenação competente dependerá o êxito do evento. Informar nome dos integrantes da comissão organizadora, que poderá incluir até 5 alunos da pós graduação para atuação durante o evento (apoio na secretaria, no auditório, etc.). Decrever o cargo e função do coordenador na instituição a que pertence e sua experiência em organização de eventos similares e também se tem experiência na solicitação de fomento às agências (FAP, CNPq, etc.) e/ou patrocínios locais. A presidência do evento será definida pela ABEC, assim como os demais integrantes da Comissão organizadora.
9. Divulgação: Descreva as ações planejadas para divulgação, se haverá apoio de assessoria de comunicação, mídias a serem utilizadas, etc...
10. A proposta deve informar se as instâncias superiores da instituição do proponente que já foram consultadas, mesmo que informalmente, apoiarão o evento. Deve indicar também, a existência de portal de revista, número de revistas publicadas, etc..
11. A proposta pode incluir uma programação cultural e sugestões de lazer local e regional.
12. Enviar a proposta para o email abec@abecbrasil.org.br.

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil