sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Pesquisas com envolvimento de seres humanos devem passar pelo Sistema CEP/Conep

Pesquisas com envolvimento de seres humanos devem passar pelo Sistema CEP/Conep

A Associação Brasileira de Editores Científicos vem reforçar a necessidade dos pesquisadores de submeterem todos seus projetos com envolvimento de seres humanos ao Sistema CEP/Conep. Para isso, é preciso incluí-lo na Plataforma Brasil, disponível no link http://plataformabrasil.saude.gov.br

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde, busca o respeito pela dignidade humana e a proteção dos participantes de pesquisas, assim como o desenvolvimento e engajamento ético, intrínsecos ao desenvolvimento científico e tecnológico. Entre suas atribuições, estão a elaboração e atualização das diretrizes brasileiras sobre ética em pesquisa, optando pela proteção das pessoas voluntárias que participam de pesquisas; o exame dos aspectos éticos de pesquisas em áreas temáticas específicas; e a coordenação da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) distribuídos pelo Brasil.

Importante ressaltar que o pesquisador responsável é o encarregado da coordenação do projeto e corresponsável pela integridade e bem-estar de todos os participantes da pesquisa. Além disso, estes devem receber uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinado por ambos.  

Mais informações estão na Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil