quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Avaliação por pares aberta e dados abertos marcam reflexões do terceiro dia do ABEC Meeting Live 2021

Avaliação por pares aberta e dados abertos marcam reflexões do terceiro dia do ABEC Meeting Live 2021

O terceiro dia de atividades do ABEC Meeting Live 2021, no dia 23 de setembro, começou com o webinar em parceria com a ELSEVIER e ABEC Brasil, que tratou do tema: “Digital commons: funcionalidades e parceria com a ABEC”. A palestra ficou por conta de Fernanda Gusmão (Gerente de soluções de Research Intelligence para América Latina Sul), que começou sua apresentação falando sobre a plataforma. 

fernanda

“A Elsevier adquiriu há uns anos a plataforma Digital Commons. Essa é uma plataforma que combina a gestão do fluxo editorial com a gestão de outros conteúdos digitais. Basicamente, Digital Commons combina um gestor de revista com um repositório, então, tem uma grande flexibilidade em termos de tipos de conteúdos que ela pode armazenar”, comentou Fernanda. Durante a apresentação também falou sobre os diferenciais da plataforma, como, por exemplo: design personalizado, visibilidade, dashboard para editores, relatório para autores, métricas, etc.

No fim do webinar, Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil, completou sobre a parceria com a ABEC. “A ideia é que a ABEC funcione como instituição guarda-chuva para conseguir descontos dentro dessa plataforma para os sócios ABEC, onde os benefícios são inigualáveis”, finalizou.

 

Sessão de Comunicação Oral – Assim como no dia anterior, às 14h foi realizada mais uma Sessão de Comunicação Oral, com mediação de Eli Lopes da Silva (SENAC/SC; ABEC Brasil), que coordenou a apresentação de mais 10 pesquisas que foram selecionadas para participar do evento. Alguns dos temas foram: Análise de domínio como perspectiva metodológica para avaliação de periódicos científicos: o caso do BRAJIS; Revista Atoz podcast: ação de extensão para comunicação e divulgação científica; Marketing e engajamento científico no Instagram da revista Atoz – novas práticas em informação e conhecimento; e outros. Sobre as pesquisas, Eli afirmou: “As apresentações são rápidas, sem espaço para debates, para gerar “sede” de lerem os artigos completos, que estão disponíveis no site da ABEC”.

Eli 2

 

 

 

 

 

Painel: Avaliação por pares aberta

Neste painel, as apresentações começaram com Joana Coeli Ribeiro Garcia (UnB), com o tema: “Incursões sobre a avaliação por pares aberta”. “A avaliação aberta começa na inquisição moderna, com ênfase para religião e ciência. Tem um pequeno diferencial para mim entre avaliação aberta e avaliação por pares aberta, no entanto, em uma ou na outra o autor conhece o avaliador e o avaliador conhece o autor”, disse Joana.

Joana 2

 

 

 

 

 

A segunda apresentação foi feita por Carlos Alberto Lopes (ISPA/Portugal), que falou sobre o papel transformador dos Preprints na aceleração da comunicação científica. “Os preprints visam acelerar a comunicação da pesquisa, são relatórios preliminares de investigação, que foram sujeitos a escrutínio editorial e revisão por pares”, disse Carlos. Alguns temas abordados durante a apresentação foram: dilema dos preprints, posição dos autores e das revistas em relação aos preprints, vantagens dos preprints.

Carlos

 

 

 

 

 

Para fechar o painel, Wesley Mendes da Silva (FGV), fez uma apresentação sobre Revisão pelos pares aberta e ciência aberta na comunidade de pesquisa em negócios. Dentro deste assunto, falou sobre a ciência aberta na Revista de Administração Contemporânea (RAC) e como identificam pontos como este dentro dos artigos. Ainda fez uma pergunta: quanto custa para que isso seja colocado em prática na revista? “Custa um pouco mais de esforço e horas de trabalho”, disse Wesley. 

Wesley

 

 

 

 

 

Painel: Dados abertos de pesquisa e repositórios

Emilio Bruna (University of Florida) abriu o painel com a apresentação “Dados abertos: o papel do pesquisador”. Emilio falou sobre o pesquisador e a alegria de um artigo, desde o seu início, todas as pesquisas e trabalhos em campo, até as revisões e aprovação em uma revista. “Atualmente, o papel do pesquisador é de fazer o mínimo possível para poder ter os dados aceitos pela revista. Mas, eu acho que agora o papel do pesquisador também deve ser exigir dos editores ajuda para que possam fazer esse trabalho da melhor maneira possível”, disse Emilio durante sua apresentação.

Emilio 2

 

 

 

 

 

Vanessa Jorge (Fiocruz) foi quem conduziu a palestra sobre o papel das revistas científicas no movimento de compartilhamento de dados de pesquisa: panorama e reflexões no contexto da Ciência Aberta. “O movimento da ciência aberta vem trazer a perspectiva da maior transparência, das boas práticas que potencializam integridade, mais colaborativa, e velocidade de respostas”, disse Vanessa. Durante a palestra, Vanessa mostrou e falou sobre questões de compartilhamentos de dados nos contextos das revistas científicas e trouxe exemplos de compartilhamentos em revistas.

Vanessa 2

 

 

 

 

 

A última apresentação do dia foi realizada pela Claudia Medeiros (FAPESP/UNICAMP), com o tema Ciência Aberta e Repositórios de Dados de Pesquisa. Logo no início, Claudia citou: “Todo pesquisador começa coletando uma série de dados e no final publica em repositórios de publicação. Agora, com a questão de repositório de dados, estão incentivando o depósito de dados de forma aberta, num repositório de dados onde as publicações referenciam os dados e os dados referenciam as publicações”. 

Claudia

Claudia também evidenciou o porquê desta nova maneira de publicação de dados: “Para gerar maior visibilidade da pesquisa e possibilidade de compartilhamento, que irá produzir novas pesquisas”, afirmou. Além disso, durante a palestra foram abordados os temas: o que é ciclo de vida de dados? O que é ciência aberta e o que significa ser aberto? Repositório de dados de pesquisa e como citar dados.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil