quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Semana de Revisão por Pares 2022 será realizado em setembro

Semana de Revisão por Pares 2022 será realizado em setembro

logo EASEEntre os dias 19 e 23 de setembro será realizada a Semana de Revisão por Pares (2022), promovida pela Peer Review Week (PRW), dedicada ao tema “Integridade da Pesquisa: criando e apoiando a confiança na pesquisa”. Este é um evento anual para celebrar o valor da revisão por pares, que reúne as partes interessadas da comunicação acadêmica, incluindo editores acadêmicos, associações, instituições e pesquisadores.

Durante a semana, as organizações participantes realizarão eventos e atividades para destacar as maneiras pelas quais a revisão por pares contribui e reforça a confiança no conhecimento acadêmico. O tema foi escolhido por meio de uma pesquisa global aberta da comunidade acadêmica.

A Semana de Revisão por Pares é um evento global que celebra o papel essencial que a revisão por pares desempenha na manutenção da qualidade da pesquisa. Ela reúne indivíduos, instituições e organizações comprometidos em compartilhar a mensagem central de que uma boa revisão por pares, qualquer que seja a forma ou formato que possa assumir, é fundamental para as comunicações acadêmicas. Para isso, são organizados eventos, webinars, entrevistas e atividades de mídia social.

“O tópico da integridade da pesquisa tornou-se mais urgente do que nunca. Com a proliferação de meios de comunicação digitais, estamos todos sintonizados em fluxos de conteúdo constantes. Ao mesmo tempo, vemos uma aceleração do compartilhamento de informações por meio de preprints e processos de revisão acelerados. A vantagem disso é a disseminação mais ampla e rápida de informações. Mas isso também está introduzindo desafios, principalmente em termos de diferenciar pesquisas que foram revisadas por pares daquelas  não verificadas e garantir uma revisão rigorosa em curto prazo de publicação. O evento PRW é uma oportunidade de compartilhar inovações em torno da promoção da integridade da pesquisa e antecipar desafios”, disse Danielle Padula, chefe de marketing e desenvolvimento comunitário da Scholastica e co-presidente do comitê organizador do PRW 2022. 

Estão convidados a participar do evento todas as sociedades acadêmicas, pesquisadores, editores, editoras, bibliotecas, universidades, órgãos de fomento e qualquer pessoa interessada no avanço da pesquisa de qualidade.

As atividades podem incluir postagens em blogs, vídeos, podcasts, infográficos e outros. Esses itens podem ser enviados através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePw70DTyiYY_d39lQag5_Da-CxCigU0xcf0-6BviwhcIh6Xg/viewform

Você também pode acompanhar os últimos anúncios da Semana de Revisão por Pares 2022 e compartilhar o que sua organização planejou usando as hashtags: #PeerReviewWeek22 e #ResearchIntegrity.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil