quinta-feira , 30 de março de 2017
Home / Capacitação / ProCPC

ProCPC

CSE Publication Certificate Program é um programa de certificação criado nos Estados Unidos pelo CSE (Council of Science Editors) em 2012. Foi elaborado para enfrentar os desafios que as crescentes mudanças na publicação científica têm apresentado não apenas para os editores-chefes, mas também para os demais atores envolvidos no processo, tais como autores, pareceristas, gestores e fornecedores de serviços editoriais. Para facilitar a capacitação dos editores brasileiros no CSE Publication Certificate Program, foi estabelecido um Memorando de Entendimento entre a ABEC e o CSE criando um programa híbrido denominado Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC), onde a maior parte dos requisitos para certificação poderão ser cumpridos no Brasil durante os eventos da ABEC (ENEC e WEC).

Público-alvo

O ProCPC se destina a todos aqueles que atuam em publicação científica e que estejam interessados em complementar sua formação para desempenhar suas funções editoriais de forma segura e atualizada. Serão admitidos no ProCPC candidatos que comprovem sua associação ao CSE ou à ABEC, e que estejam com as anuidades em dia.

Etapas do ProCPC

1. Afiliação
Para participar do ProCPC é preciso ser afiliado à ABEC ou ao CSE.

2. Inscrição no Programa
Clique aqui para fazer a inscrição diretamente no site do CSE ou solicite o formulário de inscrição através do e-mail procpc@abecbrasil.org.br.

3. Taxa de inscrição
A Taxa de inscrição é de 75 dólares e deve ser paga diretamente ao CSE. Clique aqui para efetuar o pagamento.

4. Requisitos
A partir da data de admissão e no prazo de até 5 anos preencher os seguintes requisitos:
• Frequentar 1 CSE Annual Meeting (nos EUA e na modalidade full registration). Em 2017, o CSE Meeting está previsto para o período de 20 a 23 de maio em San Diego/CA;
• Frequentar 2 eventos da ABEC (ENEC e/ou WEC). Em 2016, o IX WEC está previsto para o período de 6 a 10 de novembro em São Pedro/SP;
• Assistir a 3 seminários do CSE na internet (CSE webinar), sendo que pelo menos dois dos seminários deverão ser ao vivo e um poderá ser gravado;
• Frequentar 2 minicursos de sua escolha entre os CSE Short Courses oferecidos durante o CSE Annual Meeting (EUA) e os Minicursos ProCPC a serem oferecidos, durante o ENEC e WEC (Brasil);
• Apresentar um pôster no CSE Annual Meeting ou em um dos eventos (ENEC ou WEC) da ABEC. Caso queira, poderá submeter um artigo para a revista Science Editor, redigido em inglês, que estará sujeito ao processo normal de avaliação pelos pares do periódico.
• Propor um projeto de pesquisa para avaliação do Comitê do Programa de Certificação do CSE que deverá incluir os conceitos aprendidos ao longo do programa e abordando uma questão emergente em publicação científica.

5. Certificação

O CSE oferecerá um certificado de conclusão e será feita uma apresentação formal durante o CSE Annual Meeting ou em um dos eventos da ABEC (ENEC ou WEC) para os graduados que estiverem presentes. Os graduados serão anunciados na publicação Science Editor e no almoço de premiação do CSE Annual Meeting. Uma carta de conclusão e parabenização será enviada para o graduado e seu supervisor direto.

Minicursos

1. Editores de Periódicos
Objetivo: Oferecer uma visão geral das funções e responsabilidades dos editores de periódicos científicos.
Descrição: Este curso será ministrado por 2 professores indicados pelo CSE é será uma introdução para novos os editores e uma atualização para os mais experientes. As funções e responsabilidades dos editores serão discutidas por meio de apresentações sobre os fundamentos da edição, conselho editorial, gestão de periódicos e ética na publicação. Os participantes também terão a oportunidade de expor as suas questões e problemas para discussão com os instrutores e com os demais participantes.
Público alvo: Editores-chefes e demais integrantes das equipes editoriais, particularmente aqueles que são novos no cargo ou que estão assumindo responsabilidade adicional.

2. Gestão de Publicações
Objetivo: Apresentar métodos eficientes e eficazes para administrar um periódico.
Descrição: Neste curso será abordado o papel dos editores executivos e gestores de publicações, bem como os desafios que precisam ser enfrentados. Serão abordados os aspectos básicos na gestão de um periódico e também serão apresentadas novas ideias e perspectivas que tornam o curso atrativo não apenas aos novos editores, mas também aos mais experientes que poderão refletir sobre a forma como gerenciam seu periódico e vislumbrar novas possibilidades. Entre os tópicos serão debatidos: a organização do fluxo de trabalho; a relação com os editores-chefes, editores associados, revisores e autores; e também a relação com fornecedores de serviços.
Público alvo: Editores executivos, gestores e fornecedores de serviços editoriais.

3. Métricas para Periódicos (previsto para o IX WEC – nov 2016)
Objetivo: O objetivo deste curso é explorar os tipos de dados disponíveis e mostrar a importância em utilizá-los na gestão do periódico.
Descrição: Neste curso serão analisados os dados disponíveis na internet sobre um determinado periódico e apresentar formas para lidar com este enorme volume de informação. Os participantes aprenderão as diferentes maneiras de coletar, analisar e apresentar dados sobre sua publicação; como detectar tendências e analisar as alterações; como usar os dados para produzir a mudança no fluxo de trabalho; como é calculado o Fator de Impacto e quais são as métricas alternativas que podem ser utilizadas na valorização do periódico.
Público alvo: Editores-chefes e demais integrantes das equipes editoriais.

4. Ética na Publicação (previsto para o IX WEC – nov 2016)
Objetivo: O objetivo deste curso é abordar as questões éticas que podem surgir na publicação de periódicos científicos e apresentar as formas de investigar e solucionar as violações.
Descrição: O curso apresentará uma introdução sobre questões éticas, tendo como referência o CSE White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications. Serão abordados os temas: conflitos de interesse; publicação duplicada; plágio; falsificação de dados; fraudes em imagens; disputas de autoria; independência editorial e conduta imprópria em pesquisa. Serão apresentadas as abordagens adequadas para investigar suspeitas de violações éticas tais como: uso de erratas; retratações; expressões de preocupação e punições.
Público alvo: Editores-chefes e demais integrantes das equipes editoriais.

ProCPC Turma 2015

Ana Marlene F​. Morais
​Bruna ​M. S. Erlandsson
Bruna Picciani
Dulce Barbosa
Edna Montero Frasson de Souza
Edna Terezinha Rother
Emiko Y. Egry
Erica Ferraz
Ester Camiza
Herbert Kimura
Ilda Fontes
Ivone Cabral
Irenilza A. Naas
Joao Maurício Gama Boaventura
Jório Coelho
Luis R​eynaldo F. Alleoni
Marcelo T. Rodrigues
Marcos Renato de Assis
Maria Helena Palucci Marziale
Mariana Fraga
Roberto Tadeu da Silva
Rodrigo Ribeiro Resende
Sigmar M​ello​ Rod​e
Silvia Galleti

ProCPC Turma 2016

Alessandro Rozim Zorzi
Analivia Martins Barbosa​
Gleisse Ribeiro
J​anaynne Carvalho do Amaral
Késia Rodrigues de Oliveira
Kieran Dobson
Laudicério Aguiar Machado
Marcos Veiga dos Santos
Milton Shintaku
Rui Seabra Ferreira Junior
Simone Appenzeller

​Para solicitar mais informações sobre o ProCPC ou em caso de dúvidas, envie um​ ​e-mail para procpc@abecbrasil.org.br,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil