sábado , 20 de abril de 2024
Home / Eleição 2016 / Chapa 2: ContinuAção

Chapa 2: ContinuAção

Chapa 2: ContinuAÇÃO

Com a palavra, Silvia Galleti, candidata a Presidente da ABEC pela Chapa ContinuAÇÃO.

Desde 2007 participo de eventos da ABEC, por julgar ser este o principal canal de aperfeiçoamento e atualização na editoração científica. Atuei no Conselho Deliberativo (2010-2011) e como Secretária-geral (2012-2013). Nesses períodos, sempre me dediquei à realização de eventos. No mandato atual, como vice-presidente, junto ao Prof. Sigmar, continuo centrada na promoção de eventos e na busca por maior visibilidade e internacionalização dos periódicos brasileiros, além da profissionalização dos editores e demais profissionais da área. Comprovo o valor que eu e os membros desta Chapa damos para a realização de eventos, pois, de 2008 a 2015, coordenamos 7 (CEC, WEC e ENEC). Focando na melhoria dos cursos e na capacitação das equipes editoriais, criei novos momentos como: Fórum de Áreas, Bate-papo com Editores Científicos e Sessão Tira-dúvidas. Na internacionalização, idealizei e coordenei diretamente toda a negociação que resultou na parceria com o iThenticate. Como editora-chefe e sócia da ABEC, acreditei que deveríamos oferecer vantagens ao afiliado. Propiciar facilidades para a aquisição e uso de um sistema de detecção de plágio veio ao encontro desse ideal.

A escolha dos membros da Chapa ContinuAÇÃO baseou-se na experiência comprovada na diretoria da ABEC e na editoração científica. Inicio ressaltando Rosaly F. Krzyzanowski, que compartilhará com os sócios da ABEC todo o seu know-how na criação de portal de periódicos e biblioteca virtual. O interlocutor das demandas das Ciências Sociais Aplicadas será Fábio Frezatti, que trará sua competência para um maior respaldo na continuidade da boa saúde financeira que a ABEC conquistou nas gestões do Prof. Sigmar. Maria Judite B. Fernandes, das Agrárias, continuará contribuindo com a tesouraria, haja vista seu conhecimento adquirido na atual gestão. Seu empenho é validado pela coordenação feita na ampliação das parcerias, sobretudo do exterior, nos eventos da ABEC. Representando a Saúde, Edna Frasson de S. Montero assumirá a secretaria-geral e trará as particularidades dessa área para a editoração científica. É a nossa suplente na LILACS e, assim, assistirá os periódicos para indexação e manutenção nesta base. Rafael V. Ribeiro, das Biológicas, será o vice-presidente e compactua comigo as propostas já apresentadas, destacando a responsabilidade em expandir a representatividade da ABEC nas Agências Governamentais, conquistando e ampliando a sua participação na busca por financiamento dos periódicos, valorização dos editores e da classificação dos periódicos. Em 2015, ele representou a ABEC na comissão julgadora do Prêmio José Reis do CNPq.

Assim, a Chapa ContinuaAÇÃO conta com o seu voto, reafirmando que concordamos com todas as ações executadas e estabelecidas na atual gestão, as quais temos o compromisso de dar Continuidade à sua manutenção, ampliação e aprimoramento. Para isso, temos o apoio e incentivo irrestritos do Prof.Sigmar.

 

-> Proposta de trabalho completa:

Nos últimos anos, como vice-presidente da ABEC, trabalhamos com Prof. Sigmar Rode buscando maior visibilidade e internacionalização dos periódicos brasileiros e a profissionalização dos nossos sócios. Compactuamos com as tomadas de ações executadas e estabelecidas, as quais daremos Continuidade para manutenção e aprimoramento, como segue:

Convênios: facilitamos aquisição do DOI e licenças do iThenticate. Continuaremos facilitando a aquisição de serviços do exterior.

Articulação internacional: parceria com CSE (certificação dos editores); cursos online (Programa University of Miami-CITI/atualização).

Visibilidade em mídias: reativamos o Facebook e criamos novos canais (Twitter/Blog/Youtube) para promover e divulgar a editoração científica e proporcionar visibilidade dos periódicos. Reflete nossa preocupação em manter um canal de debate.

Promoção de eventos: carro-chefe da nossa gestão e continuará a ser! Ousamos com evento fora do eixo Sul/Sudeste. Ampliaremos as regiões contempladas com eventos.

Gestão financeira: tratamos com seriedade e comprometimento. Mantivemos saldo positivo mesmo com aquisição do imóvel. Atenta a essa importância, nossa chapa contará com Fábio Frezatti (FEA/USP), que dará respaldo para continuarmos eficazes nessa área.

Promoveremos novas AÇÕES como:

Aumentar a representação nas Agências Governamentais (FAPs, CNPq, Capes), conquistando/ampliando a participação da ABEC.

Orientar as revistas emergentes com a criação de um fórum permanente, norteando-as nas tomadas de decisão.

Promover atividades de extensão: elaboração de manuais orientativos e de módulos de cursos (multimídia/apostila). Para isso contaremos com a competência de Rosaly Krzyzanowski (BV/Fapesp).

Maior interação da Diretoria com os Conselhos: criação de calendário de reuniões para discutir demandas para ABEC e redação de um plano diretor.

Buscar novas demandas na editoração científica: estaremos atentos para assimilar e compartilhar com os sócios.

Vote na ContinuAÇÃO!!!

 

-> Proposta:

Dar Continuidade mantendo:

  • Os convênios estabelecidos na gestão atual (CrossRef, iThenticate);
  • A articulação internacional;
  • A visibilidade em mídias;
  • A realização de eventos;
  • A situação financeira.

Promover novas AÇÕES:

  • Aumento da representatividade nas Agências Governamentais;
  • Orientação às revistas emergentes;
  • Promoção de atividades de extensão (criação de manuais, módulos de cursos);
  • Maior aproximação da Diretoria com os Conselhos Deliberativo e Fiscal;
  • Busca de novos desafios.

 

Silvia Regina GalletiPresidente: Sílvia Regina Galleti

  • Editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico desde 2006
  • Pesquisadora Científica nível V do Laboratório de Microscopia Eletrônica do Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/IB-APTA
  • Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo/ICB-USP
  • Membro titular do Conselho Deliberativo (mandato 2010-2011), membro da diretoria – Secretária-geral (mandato 2012-2013), membro da diretoria – Vice-presidente (mandato 2014-2015); representações em eventos e reuniões de sociedades, participação em eventos como conferencista; redação, a convite, de editoriais e capítulo de livro; coordenadora do XVI Curso de Editoração Científica (2008), XII Encontro Nacional de Editores Científicos (2009), XXI Curso de Editoração Científica (2013) e XV Encontro Nacional de Editores Científicos (2015); membro suplente no Comitê Consultivo da SciELO Brasil (2014-2015).
  • http://lattes.cnpq.br/1652874165339954
Rafael Vasconcelos RibeiroVice- presidente: Rafael Vasconcelos Ribeiro

  • Editor-associado dos periódicos Bragantia e Annals of Applied Biology
  • Docente do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas/IB-UNICAMP
  • Doutor em Física do Ambiente Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo/ESALQ-USP
  • Membro titular do Conselho Fiscal (mandato 2012-2013), membro da diretoria – 1º Secretário (mandato 2014-2015); coordenador do XIX Curso de Editoração Científica (2011), III Seminário Satélite para Editores Plenos (2011) e VIII Workshop de Editoração Científica (2014); membro da comissão julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, edição 2015.
  • http://lattes.cnpq.br/3707634488541457

 

Edna Frasson de Souza MonteroSecretária-geral: Edna Frasson de Souza Montero

  • Editora-chefe da Acta Cirurgica Brasileira e membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Médica Brasileira
  • Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FM-USP
  • Doutora em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP
  • Membro titular do Conselho Deliberativo (mandato 2012 a 2016); coordenadora do XVIII Curso de Editoração Científica (2010) e I Seminário Satélite para Editores (2010); membro suplente no Comitê Consultivo do LILACS (2015-até o momento).
  • http://lattes.cnpq.br/2841222962564489

 

Rosaly Favero Krzyzanowski1ª Secretária: Rosaly Favero Krzyzanowski

  • Coordenadora da Biblioteca Virtual da FAPESP, desde 2003,
  • Assistente Técnico da Diretoria da Presidência do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP
  • Especialista em Ciência da Informação na área da Saúde
  • Membro da Diretoria nas gestões 1988-1989 e 1990-1992

 

Maria Judite Bittencourt Fernandes1ª Tesoureira: Maria Judite Bittencourt Fernandes

  • Editora-assistente dos Arquivos do Instituto Biológico
  • Pesquisadora Científica nível VI do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/IB-APTA
  • Doutora em Genética e Biologia Molecular pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas/IB-UNICAMP
  • Participações na ABEC: Membro da Diretoria – 2º tesoureira (Mandato 2014 – 2015); participação em eventos a convite como conferencista; responsável pela ampliação das parcerias nos eventos da ABEC.
  • http://lattes.cnpq.br/3745324607596139

 

Fábio Frezatti2º Tesoureiro: Fábio Frezatti

  • Editor-chefe da Revista Contabilidade & Finanças – USP
  • Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo/FEA-USP
  • Professor Titular da Universidade de São Paulo – USP
  • http://lattes.cnpq.br/0943711238845832

 

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil