Acaba de ser lançado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o e-book “Ciência Aberta para editores científicos”. A obra, que tem como organizadores Milton Shintaku e Luana Sales, enfoca o mesmo tema que foi o centro das reflexões do ABEC Meeting 2019, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Fortaleza-CE.
O livro é resultado do desafio apresentado pelo Compromisso pela Ciência Aberta, apresentando pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no marco seis, que visa a articulação com os editores científicos brasileiros. Nesse sentido buscou textos livres, sem uma linha editorial fechada, seguindo o próprio tema da ciência aberta, em que estudiosos estão trilhando novos caminhos.
São doze textos apresentando aspectos da ciência aberta que possui relação direta ou indireta a editoração científica, com autores convidados pela atuação em diversas atividades e instituições. Com isso, buscou-se a pluralidade do tema, apresentando aspectos diversos, visto que a Ciência Aberta engloba uma revolução, que impacta os processos científicos tradicionais.
Rui Seabra, presidente da ABEC, destaca que alinhada a esse movimento governamental (Compromisso pela Ciência Aberta), oferta a sua parcela de apoio, publicando textos e promovendo eventos que apresentam diversas ações da ciência aberta.
“Assim, aceitando ao convite para participar do Compromisso, a ABEC Brasil se compromete em articular ações com os editores científicos, inserir palestras em seus eventos, divulgar notícias em seus canais de comunicação social e produzir conteúdo que estimulem e divulguem a importância da Ciência Aberta”, afirma. “A importância desta obra é fundamental na atualização dos editores e de seu staff editorial, face a um movimento que abre as ciências e impacta diretamente em todo o processo de criação e disseminação da informação científica”, completa.
Milton Shintaku, 1 secretário da ABEC, e um dos organizadores da publicação, lembra que a ABEC é referencial para os editores científicos, promotora da qualidade das publicações, por meio dos seus eventos, inovadora e atenta às tendências mundiais. Por isso, a coordenação governamental para apoio a ciência aberta reconheceu na entidade um parceiro valioso na articulação com os editores científicos. “Este livro é resultado desse compromisso com o governo e editores, de forma a trazer o estado da arte nas discussões envolvendo a editoração científica mundial, no que se trata de ciência aberta. Com isso, a ABEC atende ao chamado do governo, da mesma forma que propicia aos editores científicos brasileiros informações valiosas sobre o cenário da ciência aberta”, frisa.
Leandro Rocha (via 4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br