quarta-feira , 24 de abril de 2024
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Chapa 1: Inovação & Integração (2i’s)

Chapa 1: Inovação & Integração (2i’s)

Chapa 2 i's

-> Porquê votar na Chapa 1: Inovação & Integração (2’is)

A ABEC começou a estabilizar sua situação financeira a partir de 2008, com a mudança da sede para Botucatu, adequação do estatuto, informatização na gestão, aumento de associados, implementação de convênios internacionais e aquisição da sede própria. O atual cenário econômico exige cautela na utilização dos recursos financeiros para proteger um patrimônio que é de todos nós. Dessa forma por não concordar com as prioridades na utilização dos recursos da ABEC, decidimos não apoiar a continuação da Diretoria e propor a Chapa Inovação & Integração (2’is).

E não é apenas na questão financeira que as divergências se apresentam. Entendemos que é fundamental integrar todos os envolvidos na editoração cientifica. Retomar o envolvimento dos membros dos conselhos que precisam desempenhar seus papéis; envolver outros profissionais tais como jornalistas científicos, bibliotecários, prestadores de serviços editoriais (empresas e freelancers), publishers, entre outros; investir na disseminação do conhecimento por meio de ferramentas online e atuar nas esferas acadêmicas que definem a politica editorial brasileira.

É necessário bagagem para negociar com CAPES, CNPq, e FAP’s. A ABEC precisa ser representada por um presidente com competência acadêmica, evidenciada pela sua titulação e pelo trabalho desenvolvido em sua carreira. Além disso, é necessário contar com integrantes com perfil executivo para implementação de facilidades para atendimento dos interesses dos associados. E, claro, todos precisam possuir conhecimento sobre os processos fundamentais para a editoração cientifica.

Conheça nosso diferencial:

Competência acadêmica – Integrantes qualificados academicamente para representar a ABEC junto às agências de fomento, entre elas, CAPES, CNPq e FAPs;

Democracia – Nos comprometemos a reunir os conselhos duas vezes ao ano;

Ética – Apoiaremos os editores na solução de conflitos, na retratação e principalmente na prevenção de atitudes não éticas;

Integração – Daremos atenção às revistas recém-criadas e emergentes. Capacitaremos os integrantes dos comitês editoriais que necessitam apoio para estruturação, divulgação e indexação de suas revistas;

Satisfação – Apoiaremos os editores na resolução de problemas por meio de consultorias online;

Simplicidade – Defendemos a realização de eventos com custo baixo, em locais de fácil acesso, mantendo a qualidade na hospedagem e no evento;

Softwares livres – Incentivamos o uso de softwares gratuitos, desde que mantenham a qualidade do produto final;

Transparência – Defendemos a aplicação dos recursos financeiros de acordo com um planejamento discutido e aprovado pelos conselhos deliberativo e fiscal.

Saiba quem está apoiando a Chapa 1: Inovação & Integração (2i’s) em: facebook.com/chapa21s

 

-> Proposta de trabalho completa:

Fundamentada nas formas inovadoras para compartilhar conhecimento por meio das mídias digitais e na integração dos associados para ampliação do network com especialistas, em nossa gestão visaremos o fortalecimento dos periódicos consolidados e o apoio aos periódicos que ainda não atingiram requisitos para indexação. Integraremos todos os envolvidos em publicação cientifica: editores; autores; pareceristas; revisores; bibliotecários; tradutores; jornalistas científicos; empresas fornecedores de serviços editoriais; bases indexadoras; publishers e demais profissionais, por meio das ações:

  • Diagnóstico e apoio aos periódicos em consolidação;
  • Criação da incubadora para periódicos e do “Portal de Periódicos ABEC”;
  • Gestão junto aos principais indexadores;
  • Capacitação online para editores e demais profissionais relacionados a publicação cientifica;
  • Criação de canais para troca de informações, tais como: Fale conosco; FAQ; fórum de discussão; wikiabec; plantão online com editores (semanais);
  • Disponibilização de manual de estilo e formatação em português;
  • Gestões junto ao CNPq e CAPES para revisão dos critérios para inclusão dos periódicos em consolidação;
  • Implementar o modelo de “Publishers Angels”;
  • Aproximação ao QUALIS/CAPES buscando representatividade, à outras associações com objetivos correlatos e aos portais universitários de periódicos;
  • Consolidar as parcerias internacionais (CSE, CrossRef, Turnitin) e estabelecer novas;
  • Ampliar a participação dos conselheiros e criar um Comitê de ex-Presidentes.

Presidente: Rui Seabra Ferreira Jr – CEVAP/Unesp

Vice-Presidente: Ana Marlene F. Morais – IAE/DCTA

Secretário-Geral: Suely de Brito C. Soares – Unesp

1º Secretário: Milton Shintaku – Ibict

1º Tesoureiro: Benedito Barraviera – FMB/Unesp

2º Tesoureiro: Suzana Caetano S. Lannes – FCF/USP

Saiba mais em: facebook.com/chapa21s

 

-> Proposta: Implementar formas inovadoras para compartilhamento do conhecimento e integração dos associados, com ações para fortalecimento dos periódicos consolidados e apoio aos que ainda não atingiram requisitos para indexação em suas áreas de atuação.

Envolver editores; autores; pareceristas; revisores; bibliotecários; tradutores; jornalistas científicos; empresas fornecedores de serviços editoriais; bases indexadoras; publishers e demais profissionais.

Conheça mais em: facebook.com/chapa21s

Rui Seabra Ferreira JuniorPresidente: Rui Seabra Ferreira Junior

  • Editor Associado do Journal Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases
  • Diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp
  • Pós-doutorado em Drug Design and Development na França, Espanha e Suiça (2011)
  • Associado da ABEC desde 2003 (Editor do Futuro). Foi eleito para o cargo de 1o Tesoureiro da Diretoria da ABEC nos períodos: 2008-2009; 2010-2011, 2012-2013 e 2014-2015. Representa a ABEC no Comitê Julgador dos Editais do CNPq/CAPES para Apoio aos Periódicos Científicos Brasileiros e no Prêmio FAPEAM de Jornalismo Cientifico
Ana Marlene Freitas de MoraisVice-Presidente: Ana Marlene Freitas de Morais

  • Editora Executiva do Journal of Aerospace Technology and Management
  • Assessora em P&D da Subdiretoria de Espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (último cargo)
  • Doutora em Engenharia Química pela Unicamp (2000)
  • É associada da ABEC desde 2009. Foi eleita para os cargos de 2º Secretário para os períodos 2010-2011 e 2012-2013 e de Secretário-geral da Diretoria da ABEC para o período 2014-2015. Neste último período coordenou as ações para implementação do convênio ABEC-Ibict-CrossRef  e  do Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC) em parceria com o CSE
  • http://lattes.cnpq.br/9035993140137066
Suely de Brito Clemente SoaresSecretário-Geral: Suely de Brito Clemente Soares

  • Professora das disciplinas Bibliotecas Digitais e Cultura Digital no MBA Gestão de Unidades de Informação da Unicep
  • Mestrado em Educação, Ciência e Tecnologia pela Unicamp (2006).
  • Associada da ABEC desde 2009, tendo sido eleita como Membro do Conselho Deliberativo da ABEC no período 2010-2013. Palestrante convidada para os temas: uso do software OJS/SEER, DOI, Personalização de layout de Revistas em OJS/SEER, Indexação de Periódicos Científicos, Artigos Hipermídia
  • http://lattes.cnpq.br/2932253340900767
Milton Shintaku1º Secretário: Milton Shintaku

  • Coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict.
  • Doutorado em Ciência da Informação pela UnB  (2015)
  • Responsável técnico pelo convênio ABEC-Ibict-CrossRef onde apoia os editores na atribuição de DOI aos artigos de periódicos brasileiros. Palestrante convidado para os temas uso do   SEER/OJS,. Autor do Manual do usuário DOI (2015)  publicado com apoio da ABEC
  • http://lattes.cnpq.br/8605833104600600
Benedito Barraviera1º Tesoureiro: Benedito Barraviera

  • Editor-chefe do The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases
  • Professor Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp
  • Professor Livre-Docente
  • Associado da ABEC desde 1999, tendo sido eleito para os cargos de Vice-Presidente para o período 2006-2007 e Presidente da Diretoria nos períodos; 2008-2009 e 2010-2011. Nestes períodos: consolidou a estrutura administrativa implantando um robusto sistema online de gestão financeira; informatizou a secretaria, criou banco de dados, iniciou ações que resultaram em notável crescimento no número de associados e de Instituições brasileiras de ensino superior associadas a ABEC; revisou, atualizou e registrou o Estatuto de acordo com o novo Código Civil brasileiro; criou condições financeiras para a gestão subsequente (2012-2013) adquirir a sede funcional definitiva da Instituição em Botucatu; iniciou a internacionalização convidando Editores estrangeiros para participarem dos eventos da ABEC no Brasil. Como integrante da atual diretoria, no cargo de Presidente anterior (Membro nato de acordo com o Estatuto), incentivou a aquisição de um imóvel para a instalação da sede própria da ABEC, além de apoiar diversas outras iniciativas
  • http://lattes.cnpq.br/6840524602748457
Suzana Caetano da Silva Lannes2º Tesoureiro: Suzana Caetano da Silva Lannes

  • Editora-Chefe do periódico Food Science and Technology
  • Professora Associada III da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
  • Professora Livre-Docente
  • Associada da ABEC desde 2011, tendo sido eleita para o cargo de Membro do Conselho Deliberativo da ABEC para o período 2014-2017.
  • http://lattes.cnpq.br/298863404958403

 

 

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