
Os millenials, ou geração Y, como são conhecidos, representam as pessoas nascidas entre a década de 80 e os anos 2000. Presenciaram a época de uma das mudanças mais importantes de todos os tempos: o surgimento da internet. Por isso, possuem algumas características específicas de pensamento sobre a vida.
Neste contexto, os autores Greg Richards e Wendy Morrill produziram o artigo “Motivations of global Millennial travelers” (“Motivações dos viajantes millennials globais”, na tradução), publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 1, de janeiro/abril de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.
O trabalho mostra uma pesquisa com viajantes millenials do mundo todo, entre 18 e 35 anos, e verifica as motivações por trás das viagens, em todas as regiões e países do planeta. Fizeram a análise de uma versão adaptada da Leisure Motivations Scale (tradicional questionário), a qual revelou quatro dimensões da motivação: Relaxamento, Exploração, Desafio e Socialização.
Os resultados mostram que todos os milleniais possuem a tendência de ver a exploração como o fator mais relevante, mas os asiáticos destacam o relaxamento e o desafio. Observaram, ainda, que as motivações alternam de acordo com idade e destino, apontando para decisões não somente individuais, mas pertencentes ao contexto.
O texto completo pode ser lido em https://bit.ly/2zkAvog ou pelo DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1883.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br