O assédio moral é definido com a exposição de pessoas a situações de humilhação e constrangimento, de forma repetitiva e prolongada. Na maior parte dos casos, ele acontece durante a jornada de trabalho, no exercício da função profissional. Além do problema em si, há também a dificuldade de denunciar o agressor, pois, muitas vezes, estes possuem cargos superiores e maior influência dentro da empresa.
Neste contexto, os autores Valdir Machado Valadão Júnior e Lígia Maria Heinzmann elaboraram o artigo “Assédio moral: análise do tema por meio de uma bibliometria”, publicado na Revista Eletrônica Científica do CRA-PR (RECC), v. 6, n. 1, de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.
O trabalho busca observar a produção científica nacional e internacional sobre assédio moral, em um estudo bibliométrico. Foram analisados 83 artigos publicados entre 1999 e 2015, utilizando a busca por palavras como “assédio moral”, “bullying”, “harassment”, “mobbing” e “acoso laboral”, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, de periódicos classificados pela CAPES.
Os resultados mostram o tema presente em campos distintos de conhecimento, num caráter interdisciplinar. Verificaram também que a produção intelectual ocorre em grande parte em autores que escolhem escrever em parceria com grupos menores ou de forma individualizada, tanto nos artigos nacionais, como nos internacionais. Por fim, evidenciam a importância de explorar mais o assunto.
O artigo completo pode ser lido em https://bit.ly/2XJMSnI.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br