“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase do filósofo e educador Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira, resume a importância do ensino em nossa vida. Não apenas pelo conhecimento e saber em si, mas também para o desenvolvimento psíquicos dos indivíduos.
Neste contexto, os autores Antonio Paulino de Oliveira Junior e José Carlos Miguel, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), elaboraram o artigo “A atividade de estudo como um processo propulsor do desenvolvimento psíquico”, publicado na Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.
O trabalho é uma síntese teórica de pesquisa bibliográfica da atividade de estudo e a sua importância no aperfeiçoamento da psique humana nos envolvidos e um sistema educativo. Abordam autores como Leontiev, Davidov e Elkonin, que reafirmam o papel da educação como princípio fundamental da formação, constituição e desenvolvimento histórico do ser humano.
Os resultados mostram que o estudo leva a pessoa a agir mediante conceitos científicos através de ações mentais. Isso, aliado ao contexto histórico-social onde está inserido, auxilia sua evolução. Dessa forma, ele altera a forma como interage com o mundo e, consequentemente, modifica o próprio meio.
O artigo completo pode ser visto em https://bit.ly/3jbdlmW ou pelo DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br