Já ouviu falar em tofu, certo? Segundo estudiosos, esse queijo começou a ser consumido na China há cerca de 2.000 anos e, com o tempo, também passou a fazer parte da alimentação japonesa, coreana e, atualmente, é encontrado e consumido no mundo todo.
Tradicionalmente, o tofu é feito à base de soja. Porém, os pesquisadores Cristiane Silva Braga, Carlos Victor Lamarão, Charline Soares dos Santos Rolim e Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi buscaram uma alternativa mais saudável para a produção desse alimento, utilizando castanha-do-brasil em sua composição.
A pesquisa: “Elaboração de queijo tipo “tofu” utilizando castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)” foi publicada na Revista Ciências da Sociedade, periódico associado à ABEC Brasil.
A produção desse alimento é uma alternativa para a agroindústria de produtos lácteos e para o público vegano/vegetariano, intolerantes à lactose, alérgicos ao leite de vaca, dislipidêmicos e às pessoas que almejam o consumo de produtos mais saudáveis.
Para iniciar a pesquisa, foi feita a determinação da composição centesimal da castanha-do-brasil. As amostras foram analisadas em triplicatas e, para avaliar a aceitabilidade do produto, foi realizada análise sensorial com duas concentrações do alimento tipo tofu (75% e 100%), por meio da qual verificou-se que a concentração de tofu 100% castanha-do-brasil foi a mais aceita pelos provadores em comparação a amostra de 75% castanha-do-brasil.
Foram realizadas as análises microbiológicas na amostra de tofu com concentração de 100% castanha-do-brasil, a qual apresentou maior aceitabilidade pelos provadores.
A elaboração de queijo utilizando castanha do Brasil mostrou-se viável, tanto do ponto vista nutricional, quanto sensorial. E aí, você provaria o queijo tofu feito com castranha-do-brasil?
Para conferir o artigo completo, acesse o DOI https://doi.org/10.30810/rcs.v4i8.1451
Rhaida Bavia (Vias Digitais Comunicação e Marketing)
comunicacao@abecbrasil.org.br