A estratégia como prática se apropria de outras teorias convergindo os pressupostos ontológicos e epistemológicos para construir o seu corpo analítico. O artigo “Estratégia como prática na perspectiva estruturacionista: o que é e por que é? Rumo a uma ontologia da prática da estratégia nas organizações” busca uma discussão sobre a apropriação da teoria estruturacionista, que entre outras teorias, figura como base analítica da disciplina de estratégia como prática. O estudo propõe uma análise teórica sobre os elementos da teoria estruturacionista que são apropriados nas análises das estratégias organizacionais.
A análise teórica possui os seguintes objetivos específicos: a) conduzir uma revisão (não exaustiva) dos pressupostos analíticos da estratégia como prática; b) realizar uma revisão da teoria da estruturação de Giddens; c) oferecer uma discussão sobre as especificidades teóricas e analíticas que o estruturacionismo apresenta em estudos de estratégia como prática.
A conclusão mostra uma coerência ontológica dos pressupostos da teoria estruturacionistas vinculado pela estratégia como prática. Em outras palavras, revelou-se uma ontologia da prática da estratégia nas organizações.
Para conferir o artigo completo, acesse o link:
http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/1242