A pandemia da Covid-19 afetou grande parte dos setores do Brasil e do mundo. Várias reportagens foram produzidas para analisar os pontos positivos da quarentena para o meio ambiente, que foi favorecido em partes pela diminuição da disseminação de dióxido de carbono e da poluição nos oceanos, por exemplo. Mas será que esse isolamento só trouxe impactos positivos para a natureza?
Os pesquisadores Renata de Freitas Barroso, Carolina Alves Pereira, Carlos André Gonçalves e Narcisa Silva Soares decidiram estudar isso no artigo: “Um estudo comparativo de alertas positivos e negativos do meio ambiente em tempos de pandemia”.
Para a realização da pesquisa foi feita uma pesquisa sistemática nas bases PUBMED, SciELO e Google Acadêmico, nos meses de agosto a outubro de 2020 com o uso de indexadores. Analisando esses dados foi possível observar que o uso indiscriminado de materiais aumentou, sendo um ponto negativo para o meio ambiente.
Com o estudo de caso, os pesquisadores concluíram que no âmbito de isolamento social, houve a diminuição de vários gases poluentes, entretanto, o aumento significativo de lixos como o uso de máscaras, luvas e do lixo doméstico será um problema de impacto futuro para o meio ambiente.
Para conferir o artigo completo, acesse o DOI: