domingo , 19 de maio de 2024
Home / Associados / Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce

Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce

O transplante ovariano de células tronco tem se mostrado um tratamento promissor para pacientes com diagnóstico de falência ovariana precoce e más respondedoras à fertilização in vitro (FIV). Neste contexto, ensaios clínicos com humanos têm sido conduzidos no sentido de melhor elucidar esta terapêutica.

Por meio de uma revisão sistematizada, o estudo “Efficacy and safety of ovarian stem cell transplantation in patients with primary ovarian insufficiency and poor ovarian response: a systematic review” (Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce e más respondedoras: uma revisão sistemática) avalia a eficácia e segurança do transplante de células tronco mesenquimais no tratamento de pacientes com função ovariana diminuída e más respondedoras ao tratamento da infertilidade.

Os estudos publicados entre um período de 10 anos (2012 a junho de 2022), tendo como referência as bases de dados PubMed, Biblioteca Cochrane e a Scopus, foram analisadas por meio de revisão sistemática. A literatura cinzenta foi contemplada através dos ensaios registrados no Clinical Trials. A metodologia contemplou as determinações do PRISMA Statement, 2020. O risco de viés dos estudos contemplados foi evidenciado por dois revisores independentes e avaliado através da ferramenta Risk of Bias (RoB) 2.0 disponibilizada pela Cochrane. Esta revisão sistemática foi registrada na plataforma “Prospero” com o número de identificação CRD42022354259.

 Fizeram parte do escopo desta revisão 15 estudos que preencheram os critérios de seleção. Os estudos analisados envolveram publicações dos últimos dez anos que avaliaram o transplante ovariano de células tronco em pacientes com função ovariana diminuída e más respondedoras, encontradas nas bases de dados selecionadas.

Confira o conteúdo do estudo na íntegra em: https://cdn.atenaeditora.com.br/artigos_anexos/202303/8owASuTk3lor6M2I8YY4Uhi2GK1QqBvGLYNkezqY.pdf

 

Autoria: Hilton José Pereira Cardim, Janaína Favaro Soares, Jordana Andrade Santos, Benedito R. da Silva Neto

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

O que aprendemos com os desastres causados por eventos hidrológicos extremos no Brasil?

Os perigos naturais são definidos como um processo ou fenômeno natural que podem causar perdas ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil