domingo , 19 de maio de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Brasil subscreve carta aberta contra redução de recursos da Fapesp

ABEC Brasil subscreve carta aberta contra redução de recursos da Fapesp

A ABEC Brasil, representada pela sua presidente, Edna Frasson de Souza Montero, torna público que subscreveu uma “Carta manifestação”, em apoio à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No documento, a entidade apoia a solicitação aos parlamentares estaduais para que não permitam a redução de recursos destinados à Fapesp como propõe o projeto de lei  orçamentária encaminhado à Assembleia Legislativa.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, encaminhada pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, aos deputados estaduais, inclui artigo que permite reduzir o repasse de 1% das Receitas Tributárias do Estado à Fundação, determinado pela Constituição Paulista, para 0,7%, corte estimado de R$ 600 milhões, o que representa quase 60 mil bolsas de iniciação científica ao menos.

Confira o texto da carta, na íntegra:

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) destaca a relevância da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação e para o desenvolvimento de São Paulo.

Dessa maneira, subscreve a carta aberta representada pelas entidades da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia ao Parlamento Brasileiro, solicitando aos parlamentares estaduais que

não permitam a redução de recursos destinados à Fapesp como propõe o projeto de lei orçamentária encaminhado à Assembleia Legislativa.

Reiteramos que o corte de recursos proposto compromete o funcionamento exitoso da Fapesp, conquistado ao longo de mais de 60 anos de trabalho sério, reverberando em prejuízo para promoção da ciência do Brasil.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil empossa nova Diretoria e Conselhos para gestão 2024/2026

Aconteceu nesta quarta-feira, 27/3, na sede da Fundacentro, em São Paulo, a posse da nova ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil