sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Blog / Não estamos sozinhos perante o desafio de editarmos nossas revistas

Não estamos sozinhos perante o desafio de editarmos nossas revistas

Por Elisabete Werlang

 

A pedido da diretoria, realizamos o segundo evento em Florianópolis. A experiência em 2012 com a realização do VII WEC, junto ao I Seminário do COPE – Committee on Publication Ethics, fez com que escolhessem novamente a cidade para o evento comemorativo dos 30 anos da associação.

Organizar este evento foi um grande desafio, pois a diretoria tinha a expectativa de um momento especial que se confirmou já na cerimônia de abertura. Fizemos o lançamento do filme realizado pelo jornalista Paulo Carlim e a homenagem aos ex-presidentes por meio da entrega de troféus alusivos. Foram momentos de grande emoção para todos.

 

Silvia Galleti, Elisabete Werlang e Sigmar de Mello Rode durante a cerimônia de encerramento do XV ENEC.

Silvia Galleti, Elisabete Werlang e Sigmar de Mello Rode durante a cerimônia de encerramento do XV ENEC.

 

Na noite da abertura também lançamos a nova marca da associação, com o desfraldar da bandeira, entrada no ar do novo site e o lançamento deste blog. Trabalhamos numa grande equipe para que todos tivessem o impacto da nova marca já na chegada ao evento, desde a faixa de boas-vindas na fachada do Costão até os certificados do evento. Recebemos muitos comentários e críticas sobre a nova marca, pois fui responsável pela proposta da mudança. Como conselheira da ABEC, foi numa das primeiras reuniões que participei com a diretoria que comentei sobre a necessidade de atualização e acabei coordenando todo o processo da criação realizada pelo Prof. Tulio Sá. A nova marca representa as pessoas, o que toda associação se propõe, mas traz à mesa o paper para discussão da equipe editorial, tendo a figura do editor em destaque, é ele quem apresenta as diretrizes e aponta os caminhos. Este ícone isolado utilizamos na programação visual do evento.

No XV ENEC houve 243 inscritos, o que pode ser considerada uma quantidade boa de participantes em um ano no qual todos nós enfrentamos cortes de verbas nas nossas instituições. Nos quatro dias do evento, tivemos uma intensa programação. Foram 15 palestras, 12 minicursos e 7 consultórios editorias, que são uma novidade na programação dos eventos. Entre os minicursos e as palestras, 12 estrangeiros vieram até Florianópolis para passar um pouco de suas experiências, além dos palestrantes nacionais oriundos de várias regiões do país.

Outra novidade na programação foi o Seminário Pró-Periódicos Catarinenses – mais uma iniciativa da ABEC de contemplar as revistas do estado sede do evento. Sugerimos a diretoria que mantivessem esta iniciativa para os próximos eventos, pois foi um momento que proporcionou nos conhecermos para nos fortalecer, por intermédio da apresentação dos portais da UFSC, Unisul, Univali, FURB e UNOESC. Ficamos como encaminhamento a criação de um grupo com pré-agenda para janeiro de 2016 com o Prof. Cezar Zucco da FAPESC para que possamos iniciar tratativas sobre o futuro de nossas revistas em Santa Catarina.

No encerramento do evento, destacamos aos colegas editores de que não estamos sozinhos no desafio de editarmos nossas revistas – assim como já temos a consagrada parceria com os bibliotecários, salientamos mais duas áreas que muito podem contribuir:
– a área de comunicação, no sentido de divulgação das nossas revistas, pois nossos artigos podem gerar muitas pautas de interesse ao jornalismo científico;
– a área da Ciência da Informação, que é a disciplina que investiga a comunicação científica, sendo os periódicos científicos um dos objetos de estudo dos cientistas da informação que tem muito a colaborar com os editores.

Gostaríamos de agradecer ao Presidente Sigmar e a Vice Silvia pela confiança e espero encontrar todos nos próximos eventos da ABEC.

 

 

Elisabete Werlang é Analista de Pesquisa e Comunicação Científica do Senac/SC e Editora Gerente da Navus

Sobre ABEC Brasil

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil