sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Evento da ABEC traz retorno para editores de Santa Catarina

Evento da ABEC traz retorno para editores de Santa Catarina

Captar junto a ABEC a realização de seus eventos itinerantes pelo Brasil é uma grande oportunidade para os editores que residem fora do eixo Rio-São Paulo. Além de trazer para o seu estado grandes nomes nacionais e internacionais para discutir práticas e identificar tendências da comunicação científica, os eventos da ABEC podem potencializar retornos efetivos para as regiões.

Um exemplo deste retorno pode ser percebido pelos editores de Santa Catarina que, após a realização do XV ENEC em Florianópolis de 22 a 25 de novembro de 2015, realizaram encontro com a FAPESC para discutirem os critérios de participação e de subsídio para compor futuro edital a ser lançado ainda em 2016/1.

Este edital será resultado de uma estratégia traçada pelos organizadores do evento que, junto ao XV ENEC, realizaram o Primeiro Seminário Pró-periódicos Catarinense. Esta iniciativa foi extremamente bem aceita e prestigiada pelos participantes. No caso de Santa Catarina, foram convidadas cinco IES editoras dos principais portais de periódicos no estado para que apresentassem suas experiências de gestão, os critérios de acesso das revistas aos portais, o tipo de suporte disponibilizado aos editores científicos, o setor responsável pelos portais na instituição e as facilidades e dificuldades na gestão de portais de periódicos científicos em instituições publicas e privadas.

xvenec1Reunião realizada na UFSC em 07/07/2015 quando foi sugerida a realização do Seminário Pró-periódicos Catarinenses. Presentes na ocasião (da esquerda para a direita) Gleisy Fachin, Coordenadora da Incubadora de Periódicos da UFSC, a Diretora da Biblioteca Universitária da UFSC, Sigrid Karin Weiis Dutra, Rosangela Schwarz Rodrigues Coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, Prof. Benedito Barraviera representando a ABEC e Elisabete Werlang do Senac/SC, coordenadora local do XV ENEC.
xvenec2Encontro da ABEC com a FAPESC em julho de 2015 onde foi feito o convite para a participação da instituição no evento, com a presença da jornalista Heloisa Dallanhol, Coordenadora de Comunicação da FAPESC, do Prof. César Zucco, Diretor de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação da FAPESC, de Elisabete Werlang do Senac/SC e Coordenadora do XV ENEC e Benedito Barraviera representando a ABEC.

xvenec3No término da primeira manhã do seminário, contamos com a presença do Prof. Cesar Zucco representante da FAPESC, que apresentou as diretrizes dos investimentos em pesquisa no estado.

 

 

 

Ao final do seminário, ficamos de agendar um encontro entre os editores e a FAPESC. O encontro foi realizado dia 02 de março de 2016 e, na ocasião, o grupo que se apresentou no seminário, teve a oportunidade de discutir critérios que comporão o edital de apoio às revistas de todo o estado.

xvenec4

Encontro de editores catarinenses com a FAPESC no dia 02 de março de 2016 em Florianópolis. Na foto, da esquerda para a direita Gelsi Rostiroll (FURB), Gleisy Fachin (UFSC), Cézar Zucco (FAPESC), Benedito Barraviera (ABEC), Elisabete Werlang (Senac), Rosângela Rodrigues (UFSC) e José Paulo Pereira (UFSC). Também compareceram ao encontro Antônio Vargas (UDESC), Márcia Ramos de Oliveira (UDESC), Tatyane Barbosa Philippi (UNISUL), Gisele Mazon (UNISUL), Eli Lopes da Silva (Senac) Nelson e Débora Bernett (FAPESC).

Esta experiência que está em andamento em Santa Catarina pode ser realizada em outros estados, precisamos ter boa vontade e disponibilidade para trabalharmos juntos. Fica a sugestão para a nova diretoria da ABEC que, a pós a realização dos eventos itinerantes, estabeleça representações nas regiões do país, oportunizando aos editores que se conheçam, troquem experiências e unam forças para melhoria da comunicação científica em suas regiões, que possuem realidades e necessidades bem distintas.

Elisabete Werlang
Editora Gerente da Navus do Senac/SC
Coordenadora local do XV ENEC e membro do Conselho Deliberativo da ABEC 2014/2018.

Clique aqui para visualizar a notícia no site da UFSC.

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil