sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Nova direção na Associação Brasileira de Editores Científicos

Nova direção na Associação Brasileira de Editores Científicos

<Notícia divulgada no site da UNESP.>

O coordenador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, Rui Seabra Ferreira Jr, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Dentre os objetivos da entidade destaca-se o desenvolvimento e aprimoramento da publicação de periódicos técnico-científicos. “Em nossa gestão visaremos o fortalecimento dos periódicos consolidados e o apoio àqueles que ainda não atingiram requisitos para indexação”, afirma Rui. A posse ocorre dia 18 de março, às 10h, na Reitoria da Unesp, em São Paulo, SP.

Na sessão de posse, haverá a palestra sobre Editoração Ética e a Relevância da Comunicação Científica, de Solange Cadore, da Unicamp. A palestra, segundo a pesquisadora, terá como mote as pressões do sistema atual, que exige dos pesquisadores um número crescente de publicações, visando a divulgação do seu trabalho. Para ela, deve ser ressaltado o papel dos editores, que necessitam zelar pela qualidade das publicações e pelos aspectos éticos envolvidos na submissão e na avaliação dos manuscritos.

A eleição foi realizada no dia 18 de fevereiro e teve a participação dos mais de 450 associados da ABEC. O mandato será de dois anos (2016 – 2018). “Tenho um orgulho muito grande de chegar a presidência da associação, pois acredito que esta é fundamental para a divulgação da ciência nacional e, portanto, tem importância estratégica para o país”, complementa Rui.

O coordenador do Cevap venceu a eleição pela chapa “Inovação e Integração (2i’s)”, que é composta por especialistas de diferentes localidades do País, dentre eles o professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Dr. Benedito Barraviera, e Suely de Brito C. Soares, bibliotecária aposentada da Unesp de Rio Claro.

“Inovação e Integração (2i’s)”
Presidente: Rui Seabra Ferreira Junior – CEVAP/Unesp – Botucatu (SP)
Vice-Presidente: Ana Marlene F. Morais – IAE/DCTA – São José dos Campos (SP)
Secretário-Geral: Suely de Brito C. Soares – Aposentada da Unesp – Rio Claro (SP)
1º Secretário: Milton Shintaku – Ibict – Brasília (DF)
1º Tesoureiro: Benedito Barraviera – FMB/Unesp – Botucatu (SP)
2º Tesoureiro: Suzana Caetano S. Lannes – FCF/USP – São Paulo (SP)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil