sexta-feira , 28 de fevereiro de 2020
Home / Blog / A importância de gerir o perfil acadêmico no ResearchGate e ResearcherID

A importância de gerir o perfil acadêmico no ResearchGate e ResearcherID

 

Por Juliana Akie Takahashi

 

A produção e o acesso à informação científica cresceram significativamente com a disponibilização de recursos informacionais em formato eletrônico, especialmente com o advento da Internet e as possibilidades de acesso aberto a repertórios e diretórios.10968553_1038964649450905_7750333610697901537_n

Pesquisadores e cientistas, em geral, demonstram certa relutância no uso de plataformas nas redes sociais com finalidades profissionais e acadêmicas, frente a inúmeras demandas às quais está envolvido. Entretanto, a nova dinâmica de interatividade e convergência, inserido no contexto da comunicação e divulgação científica, estimularam o uso da mídia social pelo pesquisador, ressaltando a sua importância.

A sua adoção e uso é apontada em diferentes campos da ciência, com predominância na área de ciências puras. Para os cientistas, a mídia social tornou-se um tema importante, pois estes recursos podem potencializar a visibilidade de seus perfis, ser útil ao favorecer a descoberta, aumentar as oportunidades de colaboração com pesquisadores de áreas afins, criar oportunidades de pesquisas multicêntricas e acelerar a avaliação de financiamento à pesquisa, junto à agências de fomento, por exemplo a FAPESP no estado de São Paulo.

Entretanto, ignorar estes recursos pode refletir um viés no desempenho acadêmico e trazer consequências para própria pessoa, à instituição à qual está vinculada, ao programa de pós-graduação e aos alunos integrantes do grupo. A ausência online nas redes sociais, pode contribuir para reduzir a visibilidade do pesquisador.

A seguir é apresentado um quadro sintético* com as características dos dois sistemas, lançados em 2008.

NOME DADOS SERVIÇOS Nº  USUÁRIOS
RESEARCHGATE 

(Diretório de pesquisadores e cientistas)

Nº de identificaçãoInclui variações de nome

Afiliação institucional

Palavras-chave

Habilidades avaliadas

por outros membros

Referências e textos completos

Trabalha com métricas

Alternativas (altmetrics)

 

Publicar texto completoFórum de discussão Q&A

Áreas privadas para trabalho colaborativo,

Projetos

Ofertas de trabalho

Solicitar e realizar revisões,

Revisões abertas

 

+ 9 Milhões (site em 03/2016)
RESEARCHERID 

(Plataforma de autoridade dos pesquisadores)

Nº de identificaçãoInclui variações de nome

Afiliação institucional

Palavras-chave

Mini-currículo

Lista editável de publicações

Utiliza indicadores bibliométricos para referências indexadas na Web of Science (WoS)

Duas listas de publicações para realizar análises comparativas ou rastrear os trabalhos de colegasCriação de cartão (badge)

Busca por palavras chave, nuvem de etiquetas

Controla a privacidade das informações por partes

Integrado nas referências da Principal Coleção da WoS

 

+ 350.000(Smith-Yoshimura, et al., 2014)

 

Fonte: Fernández_Marcial ; González-Solar L. Promoción dela investigación y identidade digital: el caso de la Universidade da Coruña. Profesional de la Información 2015, sep-oct, v. 24, n. 5, p. 656-64.

 

A importância do ReseachGate e do ResearcherID está em reunir funcionalidades, recursos e características úteis ao pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa, divulgação de sua linha de investigação e promover a troca de informações, ideias e publicações (artigos e papers) entre os pares.

E o bibliotecário poderá colaborar na orientação da criação e gestão do perfil acadêmico nas diversas plataformas que existem.

 

 

Juliana Akie Takahashi é bibliotecária da Escola de Enfermagem da USP, professora e colaboradora principal no Centro Colaborador do Joanna Briggs Institute do Brasil.

 

Sobre ABEC Brasil

Veja também

320265-P94XJF-235

Avaliação do tripé de sustentabilidade em empresas industriais

Num mundo onde a sustentabilidade aparece como forte tendência, quem não entra na onda, fica ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil