terça-feira , 16 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Encontro Brasileiro sobre Integridade na Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (BRISPE)

Encontro Brasileiro sobre Integridade na Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (BRISPE)

Atualmente, o Brasil vem enfrentando obstáculos políticos e econômicos que têm colocado desafios adicionais para os seus sistemas de educação, ciência e tecnologia.
O financiamento da pesquisa e desenvolvimento está entre esses desafios. No entanto, apesar desse contexto, algumas prioridades que continuam a orientar os esforços científicos do Brasil e de sua política científica incluem a promoção de uma cultura de ética e integridade na pesquisa em universidades e centros de pesquisa do país. O Encontro Brasileiro sobre Integridade na Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (BRISPE) tem estimulado as instituições brasileiras nesse sentido, desde 2010, http://www.iibrispe.coppe.ufrj.br/index.php/i-brispe.
Com o aumento do engajamento de orientadores, editores e gestores no Brasil, o BRISPE (www.iibrispe.coppe.ufrj.br) vem fomentando essa cultura de ética e integridade na pesquisa no país e (http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/16/09/Compromisso-Ação/) está agora em sua quarta edição.
O IV BRISPE será realizado nos dias 17-18 de novembro de 2016, na Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem como objetivo fortalecer o papel que o Brasil tem desempenhado nos cenários local e também mundial em discussões sobre a conduta responsável na pesquisa. Essas discussões têm sido cada vez mais associadas com questões sobre ciência & sociedade, confiança pública nos resultados de pesquisa, debates sobre a confiabilidade do registro da pesquisa e sobre mudanças graduais nos sistemas de comunicação e de recompensa da ciência.
A organização do IV BRISPE convida pesquisadores, estudantes universitários, especialmente alunos da pós-graduação, editores, financiadores, gestores, educadores e, de forma mais ampla, todos os interessados na atividade científica, a participar do evento. O tema desta quarta edição, a ser realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), é “Integridade Científica: O Papel dos Orientadores, Editores e Financiadores”.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS: Os participantes poderão optar por apresentação de poster e/ou trabalho oral em português, se desejarem. Recomendamos contudo que a apresentação física do material esteja em inglês – inclusive para que possamos disponibilizar depois para uma audiência internacional via Proceedings online.
Clique aqui para submeter seu trabalho

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil