quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Capacitação: um dos grandes aliados dos editores científicos

Capacitação: um dos grandes aliados dos editores científicos

Editar uma revista científica no Brasil é uma tarefa que exige competência, disposição e também muito planejamento. Muitos são os desafios enfrentados pelos editores para manter um periódico, entre eles: sustentabilidade financeira e conteúdo de qualidade, com potencial de indexação. Por isso, cada vez mais, a capacitação e a troca de experiência com profissionais mais experientes são ferramentas importantes para que os editores atinjam seus objetivos e façam de sua publicação uma referência.

still_drbeneditoO editor-chefe do The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), professor Benedito Barraviera, destaca que existem dois tipos de editores: os estrangeiros, que geralmente têm um Publisher (uma editora) à disposição para auxiliá-los na adequação dos artigos a serem publicados, além de organizar toda a editoração da revista, e os brasileiros, que, em sua maioria, cuidam sozinhos de todo o processo de produção. “O editor brasileiro, via de regra, tem uma formação muito mais completa. Ele conhece sua revista desde a chegada do artigo, que ainda passará por análises, adequações, editorações e correções, até a conclusão da versão final da publicação. Ele participa e executa todo o processo editorial. Por isso, ser um editor no Brasil é um grande desafio”, afirma.

Outro ponto abordado por ele é a dificuldade que os editores enfrentam para encontrar bons artigos para publicar em suas revistas. Segundo Barraviera, as melhores produções são destinadas para periódicos estrangeiros, o que colabora para o enfraquecimento das publicações brasileiras. “A veiculação de bons artigos está diretamente ligada ao fator de impacto da revista, por isso, os editores têm como outro desafio a tarefa de identificar e convencer os autores das pesquisas que são referência a publicarem em suas revistas”, acrescenta.

Barraviera lembra que as diferentes etapas que envolvem a editoração de uma revista científica serão abordadas durante o IX Workshop de Editoração Científica (WEC), promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), entre os dias 6 e 10 de novembro deste ano, em São Pedro – SP. “Serão vários consultórios de discussão durante o evento, com a presença de editores seniores brasileiros e estrangeiros, que atualizarão os participantes sobre o cenário da editoração científica nacional e internacional. Essa troca de experiências entre os editores iniciantes e os veteranos é o grande diferencial dos eventos da ABEC”, justifica o editor-chefe da revista JVATiTD.

Sobre o WEC – A programação do evento foi construída com o compromisso de realizar um evento de alto nível, visando proporcionar aos participantes desde os conceitos básicos, por meio de minicursos, até o debate sobre a fronteira da editoração e os atuais desafios da publicação científica em âmbito mundial. Também haverá um fórum com grupos de trabalho agrupados por regiões do Brasil para que os desafios locais possam ser melhor elencados.

As inscrições podem ser feitas pelo site da ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/

A participação nos minicursos e workshops é optativa e as vagas são limitadas.

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil