quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Associação Brasileira de Editores Científicos recebe convidados para apresentar sua sede própria, em Botucatu-SP

Associação Brasileira de Editores Científicos recebe convidados para apresentar sua sede própria, em Botucatu-SP

diretoriaA Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) inaugurou na tarde de quinta-feira, 9, sua sede própria, em Botucatu-SP. A entidade agora está confortavelmente instalada no sétimo andar do Boulevard Office, edifício de escritórios localizado em uma das regiões mais valorizadas da cidade. Na ocasião, também foi apresentada aos convidados a galeria dos presidentes, como forma de reconhecer aqueles que contribuíram para o crescimento da Associação ao longo das últimas três décadas.

O imóvel, cujo valor está estimado em R$ 500 mil e já está quitado, foi adquirido pela ABEC graças a uma gestão financeira responsável desenvolvida pelas últimas diretorias e marca uma nova etapa da trajetória da entidade, conduzida pela atual gestão.

A cerimônia contou com a presença de associados, membros da diretoria da ABEC e funcionários. O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, e o deputado estadual Fernando Cury não puderam estar presentes, mas enviaram representantes. No mesmo dia em que foi inaugurada a nova sede da ABEC, foi oficialmente registrado pelo 1º Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas seu novo estatuto, agora com o endereço próprio.placa

Em seu discurso, pouco antes do descerramento da placa que lançou oficialmente as novas instalações da entidade, o atual presidente da ABEC, professor Rui Seabra Ferreira Junior, lembrou dos incansáveis esforços que as diretorias que o antecederam, assim como a sua, fizeram para manter a sanidade econômica da Associação. “Conseguimos, nesses últimos anos, a estabilização em primeiro lugar e, posteriormente, um grande crescimento de nossa querida ABEC. Em meio à crise que nosso país viveu no ano passado, crescemos 5%”, comemorou.

Rui enalteceu o trabalho dos colaboradores da entidade por todo o envolvimento com o desenvolvimento conquistado e também anunciou que, em parceria com a empresa CrossRef, com sede em Londres, será contratado mais um funcionário cujo salário será totalmente pago por ela, o que trará ainda mais qualidade aos serviços oferecidos aos associados.

O deputado estadual Fernando Cury, apesar de não ter estado presente na cerimônia, fez questão de enviar uma mensagem à diretoria da ABEC. “Adquirir uma sede própria, no atual cenário de crise econômica que nosso país atravessa, é resultado de gestões responsáveis e voltadas para o futuro. Incentivar a divulgação científica, ao dar todo suporte necessário aos editores de veículos especializados na área, é uma maneira de permitir que a sociedade tenha ciência dos avanços e descobertas que poderão interferir diretamente em sua qualidade de vida”, salienta o parlamentar.

Suzana Caetano da Silva Lannes, editora científica e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), lembra que as exigências para a publicação de artigos científicos em bons periódicos no Brasil são cada vez maiores. Além disso, segundo ela, as agências de fomento se baseiam nas publicações de revistas especializadas. “A ABEC está ajudando no crescimento das revistas nacionais, o que é muito importante. Os pesquisadores não publicam apenas em veículos internacionais. Agora, com a sede própria, fica claro que a Associação está crescendo. É a comprovação dos resultados de todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos”, destaca.

Para o atual tesoureiro e ex-presidente da ABEC, professor Benedito Barraviera, a entidade vive um momento histórico, que enche de orgulho aqueles que acompanharam sua evolução. “Quando passei a fazer parte da Direção da ABEC em 2008, nunca pensamos que chegaríamos a ter uma sede própria, mas fizemos um planejamento de pelo menos 10 anos para consolidar a Associação. O objetivo era aumentar o número de associados, fidelizá-los, prestar serviços e consolidar a imagem da entidade. Com o passar do tempo, percebemos que as revistas brasileiras precisavam de muito mais do que a gente pensava em oferecer e o número de associados cresceu bastante. Por isso, nasceu a necessidade de sermos uma sede própria”, lembra.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil