segunda-feira , 21 de agosto de 2017
Home / Blog / Estudo aponta que empresas podem aumentar os lucros durante a crise

Estudo aponta que empresas podem aumentar os lucros durante a crise

Diante da atual crise econômica que o Brasil atravessa e da recessão vivida por muitos países, muitas são as empresas que não resistem e acabam fechando as portas. Mas, como sobreviver a essa realidade?
O artigo “Dinâmica competitiva e vantagem do pioneiro em recessões econômicas”, publicado na RAE-Revista de Administração de Empresas  (volume 57, número 1 – janeiro-fevereiro de 2017), associada da ABEC, examina a evolução da dinâmica competitiva e da rentabilidade das empresas quando indústrias estão sujeitas a recessões. O estudo foi desenvolvido pelos autores Roberto Vassolo, professor na IAE Business School – Universidad Austral, de Buenos Aires – Argentina e da Facultad de Ingeniería – Pontifícia Universidad Católica, no Chile;  Javier García-Sánchez, também professor na IAE Business School – Universidad Austral e Luiz Mesquita, professor na Arizona State University, School of Business – Arizona, USA.lucro
De acordo com a publicação, embora a intuição comum leve a maioria das pessoas a enxergar as recessões como prejudiciais, é possível destacar condições sob as quais elas melhoram o valor de mecanismos de isolamento em nível de indústria e do lado da oferta, proporcionando aos pioneiros vantagens de lucro significativas e sustentáveis em comparação com seguidores. “Observamos que a distribuição do tamanho das empresas passa de uma distribuição bimodal (ou seja, dominada tanto por empresas grandes quanto pequenas) a uma distribuição enviesada à direita (ou seja, predominantemente dominada por empresas grandes) nesses contextos, sinalizando a emergência de importantes oportunidades na forma de contextos de concorrência com menor rivalidade para os sobreviventes das recessões”, destaca o artigo.
O estudo pode ser acessado na íntegra em:
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/66028

 

 

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

revisao

Revista traz artigo sobre a gestão no processo de revisão de textos

Talvez possa parecer, mas escrever não é tão fácil. Ainda mais se você quer ter ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil