segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Home / Blog / Biólogos traçam perfil das passagens de peixes na América do Sul

Biólogos traçam perfil das passagens de peixes na América do Sul

John_Day_Dam_fish_ladderOs rios são artérias vivas dentro dos continentes. Amplamente conectados, equilibram o ecossistema de cada região por onde passam. Mas o ímpeto pela necessidade de geração de energia, através de barragens hidroelétricas, gradativamente tem causado sérios danos ambientais. Principalmente pelo fato dessas construções, em alguns casos, não estarem adequadas para fazer o manejo das inúmeras espécies de peixes que migram de uma bacia à outra.

Uma publicação na Neotropical Ichthyology, jornal oficial da Sociedade Brasileira de Ictiologia (vol.15 nº2 Maringá 2017 – Epub July 03, 2017 – http://dx.doi.org/10.1590/1982-0224-20160139), associada à Abec, traz o artigo “Passagens de peixe na América do Sul: uma visão geral das instalações estudadas e esforço de pesquisa”. O foco da pesquisa é direcionado especialmente às questões de eficiência da passagem. A publicação encontrou 80 estudos que investigaram 25 sistemas de transposição de peixes (STPs). Essas estruturas ajudam os peixes a superar a barragem e continuar a migração para desova.

No entanto, o trabalho identifica certas falhas não apenas sobre a eficácia desses sistemas, como também um conteúdo de pesquisa limitado e desatualizado a este tema. A proposta é que esta publicação possa servir de parâmetro e estimular a produção de outras pesquisas com objetivo de aperfeiçoar a gestão dos sistemas de passagem e, consequentemente, impactar positivamente na conservação da diversidade de peixes.

O artigo científico pode ser lido na íntegra no seguinte link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-62252017000200217&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Ele é assinado por Nibelle Lira, Fernando Pelicice e Carlos Agostinho, da Universidade Federal do Tocantins; Paulo Pompeu, da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais; Angelo Agostinho, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná; e Marlene Arcifa, da Universidade de São Paulo (USP – campus de Ribeirão Preto).

 

Igor Medeiros (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

first-snow-1821255_1920

Artigo científico aborda fim do termo “chuva de flor” para se referir a queda de granizo em dois estados brasileiros

Cada região do país tem suas peculiaridades culturais e linguísticas e alguns dos estados brasileiros ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil