segunda-feira , 18 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC e CSE publicam obra sobre “Integridade em publicações de periódicos científicos”

ABEC e CSE publicam obra sobre “Integridade em publicações de periódicos científicos”

Rui Seabra, presidente da ABEC , e
Rui Seabra, presidente da ABEC , ao lado de Thomas Gerber e Patty Baskin, do CSE, com o livro que será distribuído durante o ABEC Meeting 2017

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), em parceria com o Council of Science Editors (CSE), promoveu a versão do CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications, a qual resultou na publicação das “Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Científicos”. A obra atualizada e revisada será lançada durante o ABEC Meeting 2017, que está sendo realizado em Curitiba, no Paraná, entre os dias 6 e 9 de novembro. Os participantes do encontro vão receber uma cópia impressa da obra. Além disso, a versão on-line está disponível em: https://goo.gl/Qxoubp

O trabalho serve para orientar editores de publicações científicas a disponibilizarem conteúdo de relevância em suas revistas. Auxilia, também, a pensar maneiras para lidar com os problemas que surgem durante a pesquisa, como disputa de autoria, conflito de interesses de pareceristas, pressão dos financiadores e exigências cada vez mais rigorosas das academias, colocando a ética como um dos princípios primordiais para o sucesso dos periódicos.

O estudo ainda aborda temas como o plágio e seus desdobramentos – por exemplo, como punir o seu praticante – e a falsificação de dados e a má conduta científica, com maus tratos em relação aos sujeitos da pesquisa do país.

O material é apresentado com exclusividade pela ABEC, traduzido com a autorização da CSE. “Esperamos que a obra ilumine a vida profissional dos pesquisadores brasileiros, bem como ajude os periódicos e as instituições na investigação e na tomada de decisões em casos de má conduta científica”, ressalta Rui Seabra, presidente da ABEC.

Sobre a ABEC e o CSE

A parceria entre a ABEC e o CSE existe desde a implantação do Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC), em 2015. Ele foi criado para facilitar a capacitação de editores brasileiros por meio de encontros e minicursos oferecidos por ambas as instituições.

Entre as opções de minicursos disponíveis no programa, estão o de responsabilidades de editores científicos, gestão de publicações, métricas para periódicos e ética na publicação. Para obter mais detalhes do ProCPC, visite o site: www.abecbrasil.org.br

Tadeu Nunes 

4toques comunicação (comunicacao@abecbrasil.org.br)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil