quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC faz levantamento para conhecer realidade das revistas científicas geridas por participantes do CEC 2017

ABEC faz levantamento para conhecer realidade das revistas científicas geridas por participantes do CEC 2017

19400399_1534642296581103_2851776788382709317_oO Curso de Editoração Científica (CEC), que em 2017 contou com sua XXV edição, já é um evento tradicional no calendário, tanto que reuniu cerca de 300 pessoas neste último encontro, com grande participação de editores de periódicos científicos. Com isso, tornou-se uma oportunidade para a ABEC interagir com esses profissionais, conhecendo melhor as suas realidades e necessidades informacionais, na medida em que é o público-alvo de todas as ações da associação. Com esse levantamento, procura-se melhorar o planejamento dos outros eventos, com informações que servem de subsídios à verificação das características das revistas dos membros da associação e temas relevantes que atendam às suas expectativas.

O resultado revelou, por exemplo, que grande parte dos participantes são membros da associação, devido a sua grande adesão na participação da pesquisa. Entretanto, a quantidade de não-membros foi uma surpresa, pela quantidade, que mesmo não tão significativa, apresenta uma oportunidade desses editores em conhecer os trabalhos da ABEC. Quanto aos associados, verificou-se que grande parte das revistas utilizam o Open Journal System, revelando a necessidade de continuar trazendo novidades desse software para os próximos eventos.

Outros pontos de interesse dos editores foram as questões relacionadas à internacionalização das revistas, tema atual e que requer discussão coletiva, visto as implicações relacionadas à mudança de gestão, questões financeiras, entre outros. Temas tradicionais relacionados à qualidade da revista e à avaliação estão sempre presentes nas preocupações dos editores e também apareceu na pesquisa.

Com esse levantamento, a diretoria da ABEC Brasil procura aproximar-se dos seus membros, coletando informações que os ajudem a melhorar os seus eventos. Da mesma forma, a equipe agradece aos membros que participaram da pesquisa, pois uma associação, como o próprio nome diz, é a união de todos os seus membros.

Tadeu Nunes 

4toques comunicação (comunicacao@abecbrasil.org.br)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil