segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Meeting 2017 discutiu, entre outros temas, o problema dos erros de citação dos periódicos científicos

ABEC Meeting 2017 discutiu, entre outros temas, o problema dos erros de citação dos periódicos científicos

DSC_0415O penúltimo dia do ABEC Meeting 2017 foi recheado de muita troca de informações. A primeira palestra da programação foi ministrada pelo professor Benedito Barraviera (foto) (ABEC; Unesp), sobre “Transição da publicação seriada para a contínua: todo cuidado é pouco”. Barraviera destacou a importância de os autores se atentarem para os erros nas citações de seus periódicos, sob pena de prejudicarem o fator de impacto das publicações.

“A maioria das revistas impressas que disponibilizam também no formato eletrônico continua mantendo a forma tradicional de citação, ou seja, ano; volume (número do fascículo): páginas inicial-final, além do DOI number. As que migraram para o formato eletrônico citam os artigos de diferentes formas, embora todas usem o DOI. As Bases de dados são unânimes em preferir utilizar o DOI number como forma de busca e citação”, argumentou, durante sua apresentação.

De acordo com o professor, as plataformas CV Lattes (CNPq Brazil), ORCID, Mendeley, entre outras, utilizam diferentes maneiras de citação dos artigos eletrônicos. “A inserção dos artigos eletrônicos nas Bases Clarivate Analytics e ScopusElsevier, que geram respectivamente o Fator de Impacto e o Cites/doc está sujeita a um grande número de erros!”, alerta Barraviera. Ele ainda argumenta que a citação de artigos publicados em revistas eletrônicas em fluxo contínuo ainda é um grande desafio. O DOI number se define dia a dia como forma ideal de busca e citação”, concluiu.

Em seguida, foi a vez do professor Ricardo Azevedo apresentar informações importantes sobre “Por que monitorar citações de seu periódico”. Ele salientou que poucas citações perdidas podem não significar muito para periódicos que recebem centenas, milhares de citações, mas podem fazer toda diferença para outros periódicos, principalmente se o número de artigos publicados é reduzido. “Citação errada também influencia outros índices do pesquisador. É importante manter as informações corretas nas plataformas de dados literatura.DSC_0437

Azevedo (foto) lembrou que existe um ferramenta no WoS para gerar alertas de citações (do próprios artigos, de artigos dos periódicos e para palavras-chaves). Como sugestões, ele orientou: “Leia sobre índices e procure entender como são calculados; monitore seu periódico para os índices rotineiramente; confira e garanta que a lista de referências esteja correta e corrija erros de citações prontamente”.

Já o professor Rui Seabra, presidente da ABEC, abordou o tema: “Como evitar problemas com autoria”. “O problema de autoria é quando atrasa a publicação e pode desgastar as colaborações. É importante resolver quem serão os possíveis coautores, antes de iniciar a pesquisa. O que é combinado, não sai caro”, destacou.

Patrocinador – Rafael Mozeto, da Editora Cubo, patrocinadora do evento, trouxe informações a respeito de soluções para o universo acadêmico. Após o intervalo, as atividades foram retomadas com a palestra “Preprints: vantagens e dificuldades na publicação de manuscritos científicos”, com Alfredo Miguel O. Almeida, da CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

????????????????????????????????????
Milton Shintaku, da Diretoria da ABEC, foi o organizador do “Pôster Minuto”

Pôster por Minuto – Foi realizada também a sessão de Pôster por Minuto. Os autores tiveram​ um minuto, cronometrado, para convidar​em​ as pessoas a conhecer​em e conversarem sobre​ o assunto tratado no trabalho.​

Mesa-redonda 1 – Ainda na manhã de hoje, a programação do ABECMeeting2017 teve continuidade com Mesa Redonda: O papel dos atores da comunicação científica na internacionalização da pesquisa brasileira; Divulgação científica & mídias sociais no periodismo científico; Publicação em idioma estrangeiro: requisito para internacionalização?; O que o futuro poderá exigir dos periódicos e de seus editores?

A moderação foi do professor Rui Seabra Ferreira Junior – ABEC; Unesp; Roberta Cerqueira – Fiocruz; Carlos Augusto Moreira Jr. -FPR e Piotr Trzesniak – ABEC; UFPE;

Patrocinador – Já no período da tarde, Gabriel Rui Moraes e Marcelo Binati de Almeida, da GN1 – Sistemas e Publicações Ltda, patrocinadora do evento, apresentaram seus produtos e serviços que podem ajudar os editores científicos.

Mesa-redonda 2 – Outra mesa-redonda realizada foi sobre “Publicação em acesso aberto”; DOAJ: promoting best practice to get transparency and visibility; e SciELO: acesso aberto em alinhamento com a ciência aberta e Repositórios institucionais: ampliando a visibilidade d informação científica.

A moderação foi do professor Benedito Barraviera – ABEC; CEVAP; Ivonn Lujano- DOAJ; Solang Santos – SciELO e José Eduardo Santarém. A coordenação foi de Elisabete Werlang- ABEC; SENAC.

Rodas de conversa – Uma das atividades mais movimentadas do penúltimo dia do ABEC Meeting 2017, foram as rodas de conversa I e II. Confira os temas e os responsáveis por cada mesa:

????????????????????????????????????

Rodas de conversa I – Infraestrutura para um periódico cientifico: Ahead of Print, cumprindo uma periodicidade ou publicar em fluxo contínuo? – Sigmar de Mello Rode – ABEC; Unesp; Como e porquê evitar endogenia e agilizar fluxo de avaliação pelos pares – Benedito Barraviera – ABEC; Unesp; Como administrar o seu periódico no dia a dia – Paulo Cesar Sentelhas – USP; Características dos periódicos científicos – Valtencir Zucolotto – ABEC; USP; Cuidados com alteração do título de um periódico – Suzana Caetano S. Lannes – ABEC; USP;  Hospedagem/Backup do periódico/serviços editoriais – Ronnie de Brito – Ibict;  Como incluir DOI nos artigos e nas referências – Suely de Brito Clemente Soares – ABEC; Content Mind; A busca pela profissionalização do editor chefe – Marcilio Alves – USP; Preparing abstract and titles for the English-language market – Chris Fradkin – UFRJ; UC Merced.

Rodas de conversa II – Novos desafios na publicação cientifica/ Público-alvo: membros de equipes editorias de revistas consolidadas: Corrigindo problemas técnicos apontados nos Relatórios CrossRef (DOI e imilarity Check) – Milton Shintaku – ABEC; Ibict; Repositórios de Dados e artigos republicados – José Eduardo Santarém Segundo – Unesp; Hackerismo, ataques e segurança dos periódicos online – Ronnie de Brito – Ibict; Gestão do periódico: como prospectar bons trabalhos científicos; Benedito Barraviera – ABEC; Unesp; Coordenador: Vera L. Gomes Klein ABEC;UFG; Ações para internacionalização do periódico – Piotr Treznial – ABEC; UFPE ⋅ XML JATS: qual a necessidade? – Solange Santos – SciELO; Artigo publicado é artigo divulgado? Práticas de divulgação de periódicos nas mídias sociais – Roberta Cerqueira – Fiocruz; Interação com leitores identificados nos artigos publicados – Suely de Brito Clemente Soares – ABEC; Content Mind; Publicação científica em formato e-book– Ana Silvia Barraviera – Unesp.

Todas as apresentações estão disponíveis no site do evento: http://meeting17.abecbrasil.org.br/

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

????????????????????????????????????

ABEC Meeting 2017 tem início com a realização de cinco minicursos

Teve início nesta segunda-feira, 6 de novembro, o ABEC Meeting 2017. Realizado em parceria com ...

Um comentário

  1. Muito bom o encontro. Além de contar com a presença de editores renomados, foi profícuo e agradável. Parabéns à todos que se empenharam na promoção desse evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil