sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo analisa efeitos da nucleação em escolas de bairro da zona rural de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais

Artigo analisa efeitos da nucleação em escolas de bairro da zona rural de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais

Zona_Rural_Carvalhos,MGA rotina de quem vive no campo é bem diferente das de quem vive em centros urbanos. A necessidade de aprender manejos agrológicos, que na maioria das vezes é a principal fonte de renda dessas famílias, se torna parte da rotina, em muitos casos. Por este motivo, a educação em escolas rurais possui saberes próprios e a de escolas formais possuem outras implicações.

No entanto, as políticas de nucleação das escolas rurais, que desativam pequenos estabelecimentos de ensino do campo com o intuito de transferir e concentrar alunos em escolas maiores e mais estruturadas, quase sempre na zona urbana, impactam diretamente na vida dessas famílias.

Diante deste cenário, a pedagoga Luzia Isabela Salvador e o Doutor em psicologia social Thiago Ribeiro de Freitas elaboraram o estudo “Os processos de nucleação em um bairro de zona rural: discussões globais, implicações locais”,  publicado na Revista Científica da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, v. 17, n. 1, de outubro de 2017.

O artigo retrata, por meio de histórias da população de um bairro rural de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, os anseios de uma comunidade que reconhecia a relevância de preservar as escolas locais, frutos da aspiração e do trabalho dos moradores que visavam uma educação de qualidade para seus residentes.

O estudo conclui que, apesar de haver argumentos favoráveis à nucleação, há uma grande preocupação com os impactos deste processo no esquecimento da cultura local, por meio de uma padronização do ensino da cultura urbana. Além disso, há a questão do desgaste e dos riscos envolvidos em viagens de ônibus aos grandes centros.

O artigo completo pode ser acessado em: https://goo.gl/Ud7XS2.

Tadeu Nunes 

4toques comunicação (comunicacao@abecbrasil.org.br)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil