segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Home / Blog / Estudo mostra avanço do desempenho internacional de periódicos científicos do Brasil

Estudo mostra avanço do desempenho internacional de periódicos científicos do Brasil

periodicoConsiderando o avanço do desempenho dos periódicos do Brasil, principalmente dos que fazem parte do SciELO nos rankings de indicadores dos principais índices bibliométricos internacionais em 2016, foi publicado o artigo “Os índices e seus limites” na seção de ciência do jornal O Globo em 25 de setembro de 2017.

O estudo mostra que este avanço é resultado da crescente relevância dos periódicos do Brasil como parte fundamental do processo para divulgar pesquisas no país. Isso se torna uma boa oportunidade para que políticas, programas e projetos de pesquisa alavanquem os periódicos brasileiros, visando ampliar a qualificação da ciência.

Destaca-se os resultados obtidos no Fator de Impacto (FI), publicado pelo Journal Citation Reports (JCR)/Web of Science (WoS). O desempenho dos periódicos do Brasil alcançou, pela primeira vez, no ano passado, mais de 25% dos 121 periódicos com FI maior ou igual a um, dos quais cinco com dois ou mais. E entre os de maior impacto, 27 são da Coleção SciELO e, portanto, de acesso aberto.

O bom desempenho médio das revistas brasileiras entre os maiores produtores de ciência do mundo sinaliza um potencial e capacidade para a promoção de periódicos de alto impacto. Esta condição favorável para novos avanços é produto do esforço de sociedades científicas e instituições de pesquisa em publicar periódicos de qualidade e de vários programas nacionais de apoio aos periódicos com destaque para o Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que promove profissionalismo e a internacionalização dos periódicos que indexa.

Por fim, o estudo propõe um movimento para ampliar o reconhecimento e a qualificação da ciência brasileira, com a liderança das diferentes instâncias da pesquisa do país posicionando progressivamente as revistas nacionais em condições competitivas internacionalmente com os periódicos de alto impacto e como expressão da capacidade do Brasil de fazer ciência em todas as dimensões.

Para ler o artigo, na íntegra, acesse o site http://blog.scielo.org/blog/2017/11/08/a-vez-dos-periodicos-de-qualidade-do-brasil/#.WgXuy-yGPDe.

Tadeu Nunes 

4toques comunicação (comunicacao@abecbrasil.org.br)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

fundo_Artboard 2

História e arte latino-americanas são tema do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi

Uma aula de história da arte é o que oferece um dossiê sobre “Ilustração arqueológica ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil