terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Na primeira reunião do novo mandato, Diretoria da ABEC discute criação de um Selo de Qualidade para os periódicos brasileiros

Na primeira reunião do novo mandato, Diretoria da ABEC discute criação de um Selo de Qualidade para os periódicos brasileiros

WhatsApp Image 2018-02-21 at 15.57.34Foi realizada, no início do mês, a primeira reunião da nova diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), na sede da entidade, em Botucatu-SP. Participaram do encontro, representando a diretoria: o presidente Rui Seabra Ferreira Júnior; o vice-presidente, Ricardo Antunes Azevedo; a secretária-geral, Ana Marlene Freitas de Morais; 1º Secretário Milton Shintaku; o 1º Tesoureiro Benedito Barraviera e a 2ª Tesoureira Suzana Caetano da Silva Lannes.

Entre os membros do Conselho Deliberativo, estiveram presentes Valtencir Zucolotto, Vera Lúcia Gomes Klein, Elisabete Werlang, Eloisa da Conceição Príncipe de Oliveira e Piotr Trzesniak, além de Ilda Fontes, membro do Conselho Fiscal. Os servidores técnico-administrativos da ABEC Natasha Primati, Nilson Augusto Corrêa da Cruz, Roberto Camargo e Renata Seabra Domingues completaram a mesa de reunião.

Entre os assuntos abordados, tiveram destaque as expectativas para a próxima gestão, a situação financeira da ABEC e a contratação de mais uma servidora para auxiliar nas tarefas administrativas. Um dos pontos citados pelo presidente Rui Seabra sobre a atuação da entidade foram as parcerias com a Council of Science Editors (CSE, ou Conselho de Editores Científicos, na tradução livre) e com o Crossref. Ele também ressaltou a participação da instituição na 8ª Conferência internacional sobre revistas científicas, prevista para 3 e 4 de maio de 2018 em Barranquilla, Colômbia e no CSE Meeting 2018, em New Orleans, nos Estados Unidos.

WhatsApp Image 2018-02-21 at 15.57.36Dentro das novidades previstas para os próximos anos está a criação de um Selo de Qualidade para os periódicos brasileiros. Para isso, será formado um comitê avaliador, com diretrizes e critérios de avaliação específicos, que vai analisar e fornecer o selo entre as diferentes categorias a serem criadas. Tudo com o objetivo de aprimorar ainda mais as revistas científicas nacionais e auxiliá-las a obter maior destaque, produzindo um grande conteúdo.

Foi definido também que o ABEC Meeting 2018 será realizado na segunda quinzena de agosto, na cidade de São Paulo, em local ainda indefinido. O tema do evento será “Future Scenarios for Scientific Publishing”. Além disso, há o planejamento de outros eventos do Crossref Live Brasil, também para o segundo semestre.

Por fim, após reunião realizada entre o presidente Rui Seabra e membros do Conselho Deliberativo, foram definidos o Prof. Piotr Trzesniak e a Profa. Eloisa Príncipe como presidente e secretária do Conselho Deliberativo, respectivamente.

 

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil