terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC inicia participação no Consórcio Brasileiro ORCID

ABEC inicia participação no Consórcio Brasileiro ORCID

WhatsApp Image 2018-05-22 at 18.17.04O presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), professor Rui Seabra, esteve na última semana, em Brasília, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no lançamento do Consórcio Brasileiro ORCID. Trata-se de mais uma parceria que promete trazer bons frutos à instituição.

A novidade serve para adoção consorcial e coordenada do identificador único para pesquisadores nos sistemas de informação de pesquisa.

Segundo a doutora Ana Heredia, diretora regional da Orcid da América Latina, Portugal e Espanha, o acordo é extremamente benéfico porque envolve, a nível nacional, todas as instituições responsáveis pela produção, coleta e divulgação das informações de pesquisa.

Heredia ressaltou a importância da ABEC na parceria. “Ela vem, há 30 anos, desenvolvendo e aprimorando o padrão e a qualidade dos periódicos brasileiros, através da atribuição de DOI e da disseminação de boas práticas em publicação científica em suas conferências, seminários e cursos. Contamos com a ABEC para nos apoiar a fazer da ORCID uma experiência mais colaborativa e coordenada no Brasil”, afirma.

O consórcio é formado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

“A participação da ABEC neste consórcio é de extrema relevância pois garantiremos a difusão da informação entre os editores e pesquisadores brasileiros, além de realizar treinamento e capacitação de todo staff envolvido na editoração dos periódicos”, comenta o prof. Seabra.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil