sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo avalia capacidade de decisão de idosos com depressão antes e depois de tratamento

Estudo avalia capacidade de decisão de idosos com depressão antes e depois de tratamento

A depressão é um distúrbio mental que afeta mais de 320 milhões de pessoas, de todas as idades, no mundo todo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 11,5 milhões de diagnósticos no Brasil. Trata-se da doença mais incapacitante do planeta, que causa desinteresse em atividades comuns, prejudicando o dia a dia do paciente. Por isso, há a necessidade de estudá-la para buscar a melhor forma de tratamento.

Assim, os autores Anelise Crippa, Irenio Gomes e Newton Luiz Terra realizaram o estudo “Avaliação da capacidade de decisão de idosos diagnosticados com depressão maior”, publicado na revista Scientia Medica, v. 27, n. 3, de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo foi realizado com dois grupos de idosos, pacientes do Ambulatório de Envelhecimento Cerebral do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre (RS): o primeiro contava com 48 pessoas, diagnosticadas com depressão maior e que não passavam por tratamento; o segundo, com 144, não apresentavam depressão ou problemas cognitivos.

Para avaliar a capacidade de decisão, foi utilizada uma escala, dividida em quatro domínios: atividade diária, gestão financeira, autogestão e bem-estar. Depois de colhidos os dados, os autores compararam os dois grupos de idosos. A mesma avaliação também foi feita nos idosos com depressão após seis meses de tratamento psiquiátrico.

A pesquisa conclui que o grupo de idosos com a doença apresentou menor capacidade de decisão em relação ao grupo controle. Afirma também que houve melhora na capacidade de decisão, em todos os âmbitos, após seis meses de tratamento psiquiátrico.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/zLdeEH ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2017.3.26558.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil