segunda-feira , 20 de agosto de 2018
Home / Todas as Notícias / Acontece / Membros da ABEC participam do lançamento da 1ª Academia Unasp de Pesquisadores

Membros da ABEC participam do lançamento da 1ª Academia Unasp de Pesquisadores

WhatsApp Image 2018-06-07 at 12.40.21 (1)Com foco na maior produção científica e editorial do Unasp e como colocá-la em prática na realidade de revistas científicas, a Unaspress, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizam a 1ª Academia de Pesquisadores da instituição. Entre os palestrantes do dia estavam Suely de Brito Clemente Soares, ex-Secretário Geral da ABEC na gestão anterior, Benedito Barraviera, 1º Tesoureiro, e Rui Seabra, presidente da ABEC, além de profissionais da CNPq e especialistas da área.

As palestras trataram sobre Indexação, ética científica, plágio e má conduta, processo editorial entre outros pontos. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Unasp EC. Ele pode ser conferido no link http://bit.ly/academiaunasp.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 12.16.26Segundo o presidente Rui Seabra, a participação da ABEC em eventos como este é essencial para a divulgação e abrangência da Associação. “Nós ficamos extremamente honrados em poder ajudar jovens editores que certamente buscarão mais conhecimento em nossos eventos. O evento foi um sucesso e a altura da grande Instituição que é a Unasp!”, afirma.

De acordo com o prof. Dr. Rodrigo Follis, editor-chefe da Unaspress, a criação da Academia Unasp de Pesquisadores visa oferecer meios para aprimorar o conhecimento de professores e estudantes em relação à pesquisa. “Nosso foco com a Academia é oferecer aos educadores do Unasp ferramentas para pensar, de maneira completa, na pesquisa como parte essencial do trabalho”, explica Follis. “A pesquisa tem papel fundamental não apenas dentro das instituições de ensino, mas nas comunidades. Por esse motivo é tão importante que eventos como esse sejam levados a sério dentro e fora do Unasp”, assevera.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 09.17.56Para a Dra. Tânia Kuntze, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unasp, que tem trabalhado em parceria com a Unaspress para o lançamento da Academia, mais do que apenas trazer informações importantes a respeito da pesquisa, o evento servirá para estreitar laços entre a instituição e a produção científica docente. “Esse é um evento que marca por ser o primeiro nessa linha e pela instalação da Academia Unasp de Pesquisadores, que deve sistematizar novos eventos, promovendo aperfeiçoamento de práticas em pesquisa”, acrescenta.

Além de aprimorar os conhecimentos dos docentes do Unasp em relação à pesquisa, a Academia Unasp de Pesquisadores ainda objetiva auxiliar a instituição a alcançar prestígios importantes no meio universitário. Nessa realidade, de acordo com o Dr. Afonso Cardoso, pró-reitor de Graduação, é necessária uma mudança de cultura dentro da instituição. “Antes de se tornar uma universidade, precisamos ter a pesquisa em nossa cultura e ‘DNA’. Envolver estudantes em linhas de pesquisa e investigação, juntamente com professores experientes que já pesquisaram e publicaram, é extremamente necessário”, ressalta Cardoso. “Uma pesquisa relevante é aquela que consegue transferir conhecimento para a vida prática da sociedade. Esse é o espírito do Unasp”, finaliza.

Fotos: Ana Paula Pirani

WhatsApp Image 2018-06-07 at 12.30.31

 

WhatsApp Image 2018-06-07 at 17.08.22

Sobre Leandro Rocha

Veja também

AcBO2

Presidente anterior da ABEC, Sigmar Rode, toma posse na Academia Brasileira de Odontologia

O Presidente anterior da ABEC, professor Sigmar Rode, tomou posse na Academia Brasileira de Odontologia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil