segunda-feira , 20 de agosto de 2018
Home / Blog / Artigo científico mostra estudo de revisão da sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos

Artigo científico mostra estudo de revisão da sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos

Senior woman with her walking stickA sarcopenia é a perda da massa muscular esquelética, associada à redução da força muscular ou desempenho físico. Ela acomete indivíduos ao longo dos anos e é potencializada por fatores como doenças ou estilo de vida inadequado. Entre as consequências, está o aumento da ocorrência de quedas e limitação para atividades da vida diária.

Diante do problema, os autores Bruno Prata Martinez, Fernanda Warken Rosa Camelier e Aquiles Assunção Camelier, todos da Universidade do Estado da Bahia, elaboraram o artigo “Sarcopenia em idoso, um estudo de revisão”, publicado na Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 4, n. 1, de abril de 2014, periódico associado da ABEC.

O estudo mostra que a frequência da sarcopenia em idosos varia de 3 a 30%, dependendo do instrumento diagnóstico e dos pontos de corte para identificação de massa muscular reduzida. E os métodos mais utilizados para tal fim são: ressonância magnética, tomógrafa computadorizada, absorciometria radiológica de dupla energia, bioimpedância elétrica e antropometria.

Para a força muscular, a principal forma utilizada para medir é a força de preensão palmar obtida na dinamometria manual. Já o desempenho físico pode ser quantificado através do teste de velocidade de marcha de seis metros.

A conclusão é de que as formas de tratamento para idosos são treinos de exercícios de força progressiva, exercícios aeróbicos, além de uma nutrição com quantidade adequada de calorias, com proteínas e vitamina D. O estudo mostra também que o estilo de vida associado ao tabagismo, sedentarismo e alcoolismo são fatores desencadeantes de perda de massa e função muscular.

O artigo completo pode ser conferido, na íntegra, em https://goo.gl/MSQoUQ, ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v4i1.349.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Abstract medical background

Estudo verifica impacto de artigos de saúde enviados a Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa de Marília (SP)

Estudos científicos na área da saúde são de extrema valia para o aprimoramento no setor. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil