sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / “Profissionalização do editor é essencial para bom desempenho dos periódicos”, afirma Abel Packer, presidente da SciELO

“Profissionalização do editor é essencial para bom desempenho dos periódicos”, afirma Abel Packer, presidente da SciELO

Abel Packer, do SciELO

Uma das principais palestras que serão ministradas no ABEC Meeting 2018, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), trata de um tema de extrema importância para a área dos periódicos científicos: “Profissionalização do editor”. E mais: ela será apresentada pelo professor Abel Packer, presidente da SciELO.

A atividade será realizada no dia 12 de setembro, às 15h20, no Auditório do CDI da Universidade de São Paulo, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, na capital paulista.

Para Packer, a função dos editores, sejam editores-chefes ou associados, é essencial para o bom desempenho dos periódicos. Por isso, sua palestra vai abordar um tema primordial para que a capacidade de produzir revistas com alta competitividade no âmbito nacional e internacional aumente.

“Os periódicos editados no Brasil desempenham uma função importante na produção científica nacional ao comunicar uma proporção significativa de pesquisas de autores do Brasil que complementam as que são publicadas em periódicos do exterior. Estes são, em geral, reconhecidos como de maior prestígio ou impacto”, afirma.

Segundo ele, à medida que se internacionalizam, os periódicos publicam também autores do exterior. “Dessa maneira, eles passam a integrar proativamente o fluxo internacional de comunicação científica. As qualificações exigidas dos editores na gestão dos periódicos aumentam proporcionalmente com o avanço da sua relevância nacional e internacional”, diz.

Packer ainda elogiou o ABEC Meeting, o qual julgou de grande importância para a atualização de comunidades de editores e outros pesquisadores e profissionais de informação e comunicação científica nas metodologias, tecnologias e boas práticas de gestão e operação de periódicos.

“Em particular, os encontros têm contribuído para socializar e debater as tendências e inovações da comunicação científica que afetam especificamente os periódicos. O principal desafio que se apresenta para os editores no futuro próximo é o alinhamento com as práticas de comunicação da ciência aberta, quando o periódico passa a conviver com outras instâncias de comunicação, como são os preprints e os repositórios de dados, códigos de programas de computador e outros materiais”, finaliza.

ABEC Meeting 2018
O ABEC Meeting será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing. O primeiro lote com desconto das inscrições pode ser feito até o dia 3 de agosto. As vagas são limitadas.

A programação completa e outros detalhes do evento estão disponíveis no site https://goo.gl/wuEJeC.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil