quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Meeting 2018 reuniu editores das 5 regiões do Brasil para discutir o futuro dos periódicos científicos

ABEC Meeting 2018 reuniu editores das 5 regiões do Brasil para discutir o futuro dos periódicos científicos

DSC_0432Durante quatro dias de evento, com uma programação que incluiu minicursos e palestras que abordaram diferentes temas da publicação científica, o ABEC Meeting 2018, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos, foi uma grande oportunidade de atualização de conhecimentos sobre esse mercado. Mais de 350 participantes, vindos das 5 regiões do Brasil, representando seis áreas do conhecimento, puderam compartilhar experiências sobre as tendências para os periódicos científicos no Brasil e no mundo.

ABEC Meeting em números –  Foram 54 palestrantes, sendo 50 nacionais e quatro internacionais. Eles ficaram responsáveis por uma intensa programação envolvendo quatro minicursos, 1 conferência magna, 26 palestras, três mesas-redondas,seis rodas de conversa, apresentação de 19 posters, 12 apresentações no Time to show off your journal e uma apresentação cultural, com a participação da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP).

Alguns temas discutidos

(confira como foi o primeiro dia de palestras: https://goo.gl/jRXpKK e também os minicursos: https://goo.gl/XWd61n )

 13 de setembro- Entre os assuntos abordados durante as palestras, estão: “O consórcio brasileiro do ORCID: benefício aos periódicos”, com Ana Heredia – ORCID; “As vantagens da publicação contínua de artigos”, com Benedito Barraviera (Unesp/ABEC); “Entenda as métricas para analisar o desempenho dos periódicos”, com Ronaldo F. Araújo – UFAL e “Requisitos de um periódico para indexação nas bases de maior relevância”, com Luisa Veras de Sandes-Guimarães – USP. Piotr Trzesniak – UFPE; ABEC fez uma apresentação sobre “Megajournals: conceito, criação e gestão” e Ernesto Spinak – Colaborador SciELO, tratou do tema: “O que está mudando no processo de revisão por pares”.

Também foi realizada a mesa-redonda:  “O Impacto do Qualis para os periódicos no Brasil”. O sistema implantado pela CAPES visando uma avaliação dos programas de pós-graduação do país trouxe importantes contribuições. Por outro lado, conforme já manifestado por diversas vezes em especial ao longo da última década, existem problemas que afetam de forma direta os periódicos brasileiros. O moderador da atividade foi Carlos Caramori – Unesp sobre “A influência do Qualis em revistas multidisciplinares” e Rodrigo Calado – USP, tratou da “Avaliação dos periódicos da área de Medicina II”.

Outra mesa-redonda que atraiu a atenção dos participantes foi: “Estratégias para estimular a publicação em revistas brasileiras”, moderada por Ricardo Azevedo – USP; ABEC e que teve a participação de Claude Pirmez – Fiocruz, falando sobre “Avaliação fast track de manuscritos” e de Jorge Carneiro – FGV EAESP, que abordou a “Internacionalização do corpo editorial” e Gustavo Habermann – Unesp, sobre “Gestão do processo editorial”.

14 de setembro – No último dia do ABEC Meeting 2018, os temas em discussão foram: “Uso de preprints na publicação de artigos científicos”, com Alfredo Miguel O Almeida – CBPF; “Revisão aberta de manuscritos: vantagens e dificuldades”, com Lilian Calò – BIREME/OPAS/OMS.

Neste dia, também aconteceu a mesa-redonda “Os desafios na publicação de periódicos científicos no Brasil”, moderada por Rui Seabra Ferreira Jr – Unesp; ABEC, com a participação de Gildenir C Santos – Unicamp; ABEC, que falou sobre – “Portais de periódicos: Acesso, visibilidade e suporte aos editores”; Lívia R M Amaral Schumann – CAPES, que tratou dos “Critérios para classificação do Qualis periódicos” e Márcio Zeppelini – Zeppelini Editorial, que abordou a “Gestão do processo editorial”.

Na última etapa do Encontro, foram realizadas as apresentações de 19 posteres, cada uma delas em apenas 1 minuto; a atividade: Time to show off your journal, que consistiu em 12 depoimentos de editores de periódicos de diversas áreas sobre pontos de relevância em suas revistas. Além disso, foram realizados dois momentos de rodas de conversa:

Rodas de conversa I

– A qualidade de um periódico

Benedito Barraviera – Unesp; ABEC

 

– Conversando sobre DOI

Milton Shintaku – Ibict; ABEC

 

– Publicação científica em formato e-book

Ana Silvia Barraviera – Unesp

 

Rodas de conversa II

 – ORCID

Suely de Brito C Soares – Content Mind

 

– Indexação no SciELO: Alinhamento com a ciência aberta

Solange Santos – SciELO

 

– Política editorial

Piotr Trzesniak – UFPE; ABEC

Fala, presidente!

“A ABEC trouxe para São Paulo um grande evento internacional com temas modernos ligados à editoração científica. Os nossos palestrantes motivaram a audiência e a discussão foi muito rica. Certamente, isso refletirá diretamente na melhora dos periódicos brasileiros”, avalia Rui Seabra, presidente da ABEC.

Opinião dos editores sobre o ABEC Meeting 2018

Marcelo Teixeira Rodrigues, editor-chefe da Revista Brasileira de Zootecnia (RBZ),  avaliou que a contribuição do evento para os editores científicos foi bastante representativa. “A escolha do tema, que nos fez refletir sobre o futuro das publicações científicas, foi muito boa. Os conteúdos apresentados representam um material único no país. Gostei muito da palestra sobre as etapas do fluxo editorial e as expectativas dos atores envolvidos. Foi uma apresentação muito educativa. Além disso, os minicursos também foram muito interessantes, como por exemplo as orientações do professor Ricardo Azevedo sobre como promover o erro zero nas métricas de um periódico”, destaca.

Bruna Picciani, editora científica da Revista Brasileira de Odontologia, destacou que participa dos eventos da ABEC desde as primeiras edições e garante que o sucesso de seu periódico se deve, em grande parte, às capacitações oferecidas pela entidade. “Fiquei muito satisfeita com o evento deste ano, pois pude aprender muito sobre o que é possível fazer de melhor pelo crescimento da minha revista. A ABEC cada vez mais supera minhas expectativas e, no ano que vem, com certeza estarei presente novamente”, afirma.

Acesse outras imagens do evento em: https://www.facebook.com/ABECBRASIL/

Leandro Rocha ( via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil