sexta-feira , 14 de dezembro de 2018
Home / Todas as Notícias / Acontece / Crossref Live Brasil 2018 reúne pesquisadores para promover a produção científica

Crossref Live Brasil 2018 reúne pesquisadores para promover a produção científica

unnamed (1)A Universidade Federal de Goiás promoveu na quarta-feira, 18, o Crossref Live Brasil 2018. O evento aproxima a comunidade acadêmica de uma equipe do Crossref, instituição mundialmente responsável pela organização do Digital Object Identifier (DOI), que em linhas gerais é o número de identidade dos artigos científicos. O objetivo do evento na UFG é apresentar para a comunidade como funciona a base de dados, mostrando as suas potencialidades e tirar dúvidas sobre as inúmeras possibilidade que a plataforma oferece. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) em parceria com a UFG.

Durante a abertura, Sigmar Rode, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da ABEC, destacou que a Crossref possibilita não só a disseminação de conteúdo, mas principalmente zela pela qualidade da produção científica em escala planetária. “A importância do DOI é total, porque por meio deles conseguimos recuperar a base de dados do arquivo, com todas as suas informações. Inclusive o Lattes utiliza essa ferramenta”, exemplificou. Atualmente é possível acessar mais de 100 milhões de DOIs cadastrados no Crossref. Charles Koscher, representante do Crossref no evento, lembrou ainda que a organização não tem clientes, mas sim membros. “É a contribuição dos membros da nossa comunidade que formam a base de dados para criar o sucesso do sistema”, destacou.

O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães, lembrou ainda que quando se fala em produção científica, essa socialização propiciada pelo Crossref é fundamental. Segundo ele, a UFG conta atualmente com cerca de 30 revistas científicas e que a participação da comunidade acadêmica da universidade em eventos de aproximação como o de hoje possibilita o incremento da qualificação destas produções.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves completou a fala reforçando a importância dessa qualificação e lembrando que hoje a comunidade da universidade soma mais de 45 mil pessoas. “Hoje nos ocupamos no estado de Goiás uma função social extremamente importante e precisamos defender a instituição como um patrimônio de produção de conhecimento”, afirmou.

Crossref pelo mundo
unnamedApós a abertura do evento, a Gerente de Alcance Comunitário da Crossref, Susan Collins, apresentou aos participantes a fundação internacional, que é formada por editoras, empresas e instituições com o objetivo de fornecer uma base de dados de publicações científicas. Sempre se aprimorando de tecnologia para a produção de suas ferramentas, a instituição reúne hoje mais de 10 mil organizações membras de 122 países diferentes.

Susan Collins ressaltou que para além do DOI, a Crossref oferece aos seus membros inúmeras possibilidades de pesquisa e acesso a produção acadêmica. Ela frisou que a instituição está sempre empenhada no desenvolvimento de metadados, formas de registro e discutindo iniciativas de desenvolvimento de novas e desafiadoras ferramentas com o objetivo de criar ambientes propícios para a pesquisa científica. “Colaboração está na essência de tudo o que fazemos”, concluiu.

Ainda essa semana as equipes da Crossref e da ABEC visitam a Universidade Federal do Ceará também com o objetivo de disseminar as potencialidades do uso da ferramenta.

Texto: Caroline Pires

Sobre Leandro Rocha

Veja também

banner_site

Apresentações das palestras do Crossref Live Brasil 2018 estão disponíveis para download

As apresentações das palestras ministradas no Crossref Live Brasil 2018 estão disponíveis para download (confira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil