terça-feira , 16 de outubro de 2018
Home / Todas as Notícias / Acontece / Crossref Live Brasil 2018 reúne pesquisadores para promover a produção científica

Crossref Live Brasil 2018 reúne pesquisadores para promover a produção científica

unnamed (1)A Universidade Federal de Goiás promoveu na quarta-feira, 18, o Crossref Live Brasil 2018. O evento aproxima a comunidade acadêmica de uma equipe do Crossref, instituição mundialmente responsável pela organização do Digital Object Identifier (DOI), que em linhas gerais é o número de identidade dos artigos científicos. O objetivo do evento na UFG é apresentar para a comunidade como funciona a base de dados, mostrando as suas potencialidades e tirar dúvidas sobre as inúmeras possibilidade que a plataforma oferece. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) em parceria com a UFG.

Durante a abertura, Sigmar Rode, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da ABEC, destacou que a Crossref possibilita não só a disseminação de conteúdo, mas principalmente zela pela qualidade da produção científica em escala planetária. “A importância do DOI é total, porque por meio deles conseguimos recuperar a base de dados do arquivo, com todas as suas informações. Inclusive o Lattes utiliza essa ferramenta”, exemplificou. Atualmente é possível acessar mais de 100 milhões de DOIs cadastrados no Crossref. Charles Koscher, representante do Crossref no evento, lembrou ainda que a organização não tem clientes, mas sim membros. “É a contribuição dos membros da nossa comunidade que formam a base de dados para criar o sucesso do sistema”, destacou.

O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães, lembrou ainda que quando se fala em produção científica, essa socialização propiciada pelo Crossref é fundamental. Segundo ele, a UFG conta atualmente com cerca de 30 revistas científicas e que a participação da comunidade acadêmica da universidade em eventos de aproximação como o de hoje possibilita o incremento da qualificação destas produções.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves completou a fala reforçando a importância dessa qualificação e lembrando que hoje a comunidade da universidade soma mais de 45 mil pessoas. “Hoje nos ocupamos no estado de Goiás uma função social extremamente importante e precisamos defender a instituição como um patrimônio de produção de conhecimento”, afirmou.

Crossref pelo mundo
unnamedApós a abertura do evento, a Gerente de Alcance Comunitário da Crossref, Susan Collins, apresentou aos participantes a fundação internacional, que é formada por editoras, empresas e instituições com o objetivo de fornecer uma base de dados de publicações científicas. Sempre se aprimorando de tecnologia para a produção de suas ferramentas, a instituição reúne hoje mais de 10 mil organizações membras de 122 países diferentes.

Susan Collins ressaltou que para além do DOI, a Crossref oferece aos seus membros inúmeras possibilidades de pesquisa e acesso a produção acadêmica. Ela frisou que a instituição está sempre empenhada no desenvolvimento de metadados, formas de registro e discutindo iniciativas de desenvolvimento de novas e desafiadoras ferramentas com o objetivo de criar ambientes propícios para a pesquisa científica. “Colaboração está na essência de tudo o que fazemos”, concluiu.

Ainda essa semana as equipes da Crossref e da ABEC visitam a Universidade Federal do Ceará também com o objetivo de disseminar as potencialidades do uso da ferramenta.

Texto: Caroline Pires

Sobre Leandro Rocha

Veja também

DSC_0369

Na abertura do ABEC Meeting 2018, Pró-reitor de Pesquisa da USP destaca o papel da ABEC na capacitação dos editores científicos

  Profissionais envolvidos com o mundo da editoração científica estão reunidos no Auditório do CDI, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil