sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Estudo verifica conhecimento de Libras em médicos recém-formados de universidade de MG

Estudo verifica conhecimento de Libras em médicos recém-formados de universidade de MG

95914-OL00PR-628A relação entre médico e paciente faz toda a diferença no tratamento. A comunicação e a humanização são primordiais para obter a excelência no cuidado em saúde. Pacientes com deficiência auditiva, por exemplo, tendem a ter problemas para se expressar de maneira clara sem utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em consultas.

Pensando nisso, os autores Andrezza Resende Dias, Cinthya Rodrigues Coutinho, Deborah Rocha Gaspar, Leticia Moeller e Marcelo Mamede produziram o artigo “Libras na formação médica: possibilidade de quebra da barreira comunicativa e melhora na relação médico-paciente surdo”, publicado na Revista de Medicina, v. 96, n. 4, de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo avaliou a quantidade de médicos recém-formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com domínio da Libras. Para isso, foi aplicada uma entrevista aos alunos, quando cursavam o 12º período de Medicina, com sete perguntas relacionadas ao conhecimento da linguagem e atendimento a pacientes.

Os resultados mostraram que nenhum dos alunos tinham domínio da língua e apenas 7% possuíam alguma habilidade. Destes, a motivação encontrada para aprender foi a proximidade com deficientes auditivos, o interesse em romper a barreira da comunicação entre os profissionais de saúde e surdos ou a curiosidade. Mostra também que a maioria deles não sabia da existência da disciplina optativa “Fundamentos de Libras” disponibilizada pela UFMG, e que escreveriam, desenhariam ou fariam mímicas caso precisassem atender um deficiente auditivo.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/8r87P2 ou pelo DOI https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p209-214.  

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil