terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Levantamento da ABEC mostra dados de Fator de Impacto de periódicos científicos brasileiros entre 1997 e 2017

Levantamento da ABEC mostra dados de Fator de Impacto de periódicos científicos brasileiros entre 1997 e 2017

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) realizou um levantamento dos dados de Fator de Impacto (FI) de periódicos brasileiros, entre os anos de 1997 e 2017. O índice é uma das principais referências do país para analisar a qualidade de uma revista científica. O arquivo completo pode ser conferido no link https://goo.gl/8Ep2BM.

São 155 revistas presentes no levantamento. O documento permite observar a evolução dos FI em até 20 anos de atuação do periódico. Algumas, como a Revista de Microbiologia e a Eclética Química, por exemplo, não possuem mais registros. Já a Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery e a Archives of Endocrinology Metabolism apresentam dados apenas de 2017.

No último ano, seis periódicos apresentaram alto índice de Fator de Impacto, acima de 2. São elas: Journal of Materials Research and Technology (3.398), Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (2.833), Natureza & Conservação (2.766), Diabetology & Metabolic Syndrome (2.413), Revista Brasileira de Psiquiatria (2.093) e Brazilian Journal of Infectious Diseases (2.083).

Fator de Impacto
O cálculo do fator de impacto por ano de uma revista é a soma de todas as citações que ela recebeu nos dois anos anteriores dentro da coleção dividido pelo total de artigos publicados no mesmo período. O cálculo é feito apenas entre as revistas que compõem a coleção Web of Science (WOS), serviço de indexação.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil