domingo , 18 de novembro de 2018
Home / Todas as Notícias / Acontece / Levantamento da ABEC mostra dados de Fator de Impacto de periódicos científicos brasileiros entre 1997 e 2017

Levantamento da ABEC mostra dados de Fator de Impacto de periódicos científicos brasileiros entre 1997 e 2017

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) realizou um levantamento dos dados de Fator de Impacto (FI) de periódicos brasileiros, entre os anos de 1997 e 2017. O índice é uma das principais referências do país para analisar a qualidade de uma revista científica. O arquivo completo pode ser conferido no link https://goo.gl/8Ep2BM.

São 155 revistas presentes no levantamento. O documento permite observar a evolução dos FI em até 20 anos de atuação do periódico. Algumas, como a Revista de Microbiologia e a Eclética Química, por exemplo, não possuem mais registros. Já a Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery e a Archives of Endocrinology Metabolism apresentam dados apenas de 2017.

No último ano, seis periódicos apresentaram alto índice de Fator de Impacto, acima de 2. São elas: Journal of Materials Research and Technology (3.398), Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (2.833), Natureza & Conservação (2.766), Diabetology & Metabolic Syndrome (2.413), Revista Brasileira de Psiquiatria (2.093) e Brazilian Journal of Infectious Diseases (2.083).

Fator de Impacto
O cálculo do fator de impacto por ano de uma revista é a soma de todas as citações que ela recebeu nos dois anos anteriores dentro da coleção dividido pelo total de artigos publicados no mesmo período. O cálculo é feito apenas entre as revistas que compõem a coleção Web of Science (WOS), serviço de indexação.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

unnamed (1)

Crossref Live Brasil 2018 reúne pesquisadores para promover a produção científica

A Universidade Federal de Goiás promoveu na quarta-feira, 18, o Crossref Live Brasil 2018. O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil