quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo verifica as ideias propostas no Manifesto Comunista 170 anos após sua publicação

Artigo verifica as ideias propostas no Manifesto Comunista 170 anos após sua publicação

237O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, foi publicado originalmente em 1848. E muito se comenta sobre a obra ainda nos dias de hoje. Em tempos de discussões históricas e polarizações sociopolíticas, conhecer e debater modelos de governo são algumas das saídas encontradas para buscar uma solução boa para todos.

Desta maneira, o autor Samir Amin escreveu o artigo “O Manifesto Comunista, 170 anos mais tarde”, publicado na revista Argumentum, v. 10, n. 2, de maio/agosto de 2018, periódico associado da ABEC.

No estudo, são abordados fatos históricos sobre o capitalismo e o comunismo, baseados nas ideias propostas por Marx e Engels. Discorre também sobre a atuação da burguesia, sobre a relação entre o campo e a cidade e as diferenças entre ocidente e oriente.

O autor conclui que “O Manifesto Comunista” apresenta todas as características do capitalismo – desde a sua ascensão até a sua derrocada. Além disso, aponta que a transformação do mundo não será feita por vias revolucionárias, mas sim pela submissão aos reveses fatais por conta da decadência da civilização, causada em grande parte pela polarização consequente do modelo capitalista. 

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/WHTB5b ou pelo DOI http://10.0.71.139/argumentum.v10i2.20588.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil