sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho

Estudo verifica a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho

Healthcare medical concept : Asian woman Doctor standing using tQualidade de vida. Todos almejam este ideal. E essas condições dizem respeito a uma série de fatores: posição na vida, sistema de valores, objetivos, expectativas etc. E o ambiente de trabalho interfere diretamente no estado pessoal. Profissionais de saúde, como os de enfermagem por exemplo, podem passar por problemas laborais diferentes devido ao ambiente em que exercem suas atividades.

Portanto, as autoras Mariana Nascimento Freire e Emanuele Rosados Costa elaboraram o estudo “Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho”, publicado na Revista Enfermagem Contemporânea, v. 5, n. 1, de janeiro/junho de 2016, periódico associado da ABEC.

O artigo analisa a Qualidade de Vida (QV) por meio de uma revisão sistemática da literatura de artigos disponíveis nas bases de dados do SciELO e Lilacs, entre os anos de 2004 e 2014. Para isso, foram verificados apenas artigos com qualificação nacional e internacional do sistema de classificação da CAPES, excluindo os artigos inacessíveis e publicações em línguas estrangeiras.

As autoras concluem que existem diversos riscos enfrentados pelos trabalhadores da área no ambiente de trabalho. Entre os principais, estão os químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e os psíquicos. Observam ainda que os técnicos de enfermagem, que prestam cuidados diretos aos pacientes, são mais acometidos pelos problemas. Já os enfermeiros também estão suscetíveis, pois são os que menos se afastam das atividades laborais, além de ser a única categoria que realiza o gerenciamento da assistência de enfermagem.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/rcQs1Y ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.871.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil