terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Homenagem ao Prof. Jürgen Döbereiner, ex-presidente da ABEC

Homenagem ao Prof. Jürgen Döbereiner, ex-presidente da ABEC

Como diferenciamos um editor de outros profissionais?

Ex presid ABECAo contrário de muitas outras profissões, que chegam a desprezar pessoas com idades mais avançadas, o Editor-Chefe, principalmente aquele pertencente a um periódico científico, contraria todos estes paradigmas.

Se a maneira com que o homem entende e explica o conhecimento adquirido passa necessariamente por estas quarto vertentes: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico; o Editor Científico certamente possui todas estas habilidades.

Assim, quanto mais experiente for um Editor, mais completo e repleto de conhecimento, este será.

Como Médico-Veterinário, é desta maneira que vejo, admiro e me espelho na brilhante carreira do Prof. Jürgen Döbereiner, o qual nos deixou em 16 de outubro de 2018.

Aposentado em 2010 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com 86 anos de idade e após 55 anos de serviço, concentrou boa parte de sua energia como Editor-Chefe da revista “Pesquisa Veterinária Brasileira” (www.pvb.com.br), a qual já dirigia desde 1981.

Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos por dois mandatos consecutivos (2000-2001 e 2002-2003), Prof. Döbereiner colaborou incansavelmente para o crescimento de nossa ABEC.

Lembro-me de encontrá-lo em todos os eventos, sentado sempre nas primeiras cadeiras, perguntando e questionando palestrantes, opinando em mesas redondas e palestrando muitas vezes. Sua energia não era compatível com a de um ser humano de mais de 90 anos e justamente este fato que me intrigava em sua pessoa.

Eu passei então a admirá-lo e a escutá-lo muito em nossas conversas pois desejava sorver ao máximo sua vitalidade, experiência e seu conhecimento.

Espero realmente que sua passagem por este mundo tenha deixado a seus descendentes acadêmicos e colaboradores um legado de inspiração e sabedoria, pois em nome da ABEC, hoje expresso todo nosso carinho por sua pessoa, admiração e gratidão por seu trabalho junto à nossa Associação.

 

Rui Seabra Ferreira Junior
Presidente da ABEC

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil